Maternidade Lourdes Nogueira acolhe cidadãos com humanização e resolutividade

Agência Aracaju de Notícias
20/04/2023 18h07

Mais de 50 atendimentos, oito partos normais, cinco cesarianas e muito carinho e motivação para atender aos primeiros aracajuanos nascidos na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, unidade que iniciou os serviços na última segunda-feira, 17. 

Com equipamentos de ponta e uma ampla estrutura funcional, incluindo, até mesmo, cartório, além de uma equipe multidisciplinar, o complexo materno-infantil do Município vem oferecendo um conjunto de serviços de saúde que tem surpreendido positivamente aqueles que buscaram a unidade. 

Ao receber alta médica nesta quinta-feira, 20, Joyce Yasmin da Conceição, mãe do primeiro menino nascido na unidade, o pequeno Ângelo Petrick, foi contemplada com um kit maternidade, contendo produtos de higiene, fraldas e utensílios e, também, uma muda de goiabeira. Conforme afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira, durante o discurso de inauguração da unidade, cada criança nascida na maternidade ganhará uma muda de árvore. "Essa já tem até destino. Será plantada no quintal da avó de Ângelo", frisa Yasmin. 

O pai de Ângelo Petrick, Igor Cassiano Santos  elogiou o fato de ter recebido no local até a certidão de nascimento do seu filho. 

"Foi uma surpresa boa chegar e receber essa atenção, tudo voltado para o que minha esposa precisava e para o nosso filho nascer com saúde. Nos dias após o nascimento, nem sei se teria tempo de ir a um cartório para poder registrar Ângelo", conta o pai. 

Resolutividade

O morador do bairro São Conrado, Flávio Henrique Oliveira, pai do bebê Paulo Henrique, nascido na tarde da quarta-feira, 19, ressaltou a importância do acolhimento e da orientação, desde a admissão de sua esposa na unidade.

"Chegamos na madrugada e fomos bem acolhidos pelo pessoal da recepção. Recebemos a orientação dos enfermeiros e médicos após a triagem, nos explicando como seria todo o procedimento até o nascimento da criança. Minha esposa recebeu assistência de fisioterapeutas e nutricionistas na preparação para o parto, o que me deixou impactado pelo profissionalismo que encontrei aqui", declara o pai, erguendo em suas mãos a certidão de nascimento do seu filho que terá alta médica nesta sexta-feira, 21.

Graças a uma parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), o ritmo de atendimento na Maternidade Lourdes Nogueira para a emissão de certidões de nascimento foi acelerado, com a impressão do documento ocorrendo no mesmo dia de nascimento do bebê, visto que o procedimento padrão é que os recém-nascidos, sendo de parto normal, recebam alta em 24 horas - para os bebês de parto cesáreo, a previsão é de alta médica após 48 horas, salvo exceções por orientação médica.  

"Estamos colaborando para a utilização de um sistema que já está disponível e vem sendo utilizado nos cartórios para postos de atendimento como esse da maternidade. Por isso, solicitamos que o Serviço Social oriente os pais a trazerem, o quanto antes, toda a documentação para agilizarmos a impressão das certidões de nascimento", explica  a assessora Extrajudicial da Corregedoria do TJSE, Cândida Barreto. 

A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira funciona 24 horas, todos os dias da semana e também durante feriados. A unidade está situada à rua Procurador José Costa Cavalcante, 64, no bairro 17 de Março. Nela, são oferecidos todos os serviços de Obstetrícia e Neonatologia, com suporte multidisciplinar dentro do conceito de acolhimento humanizado.