Transporte e Trânsito

Freada Brusca

Transporte e Trânsito
18/12/2007 15h52

É melhor prevenir do que remediar. Por isso, não cole no veículo da frente. Existe um truque para saber se você está a uma distância segura do veículo da frente. Em média, passam-se dois segundos entre o momento em que você percebe o problema e aquele em que seu veículo efetivamente começa a frear. Assim, escolha um marco na rua ou estrada: pode ser uma placa de trânsito ou uma faixa no asfalto. Quando o carro da frente passar por ele, comece a contar os segundos. Você não precisa (nem deve) olhar para o relógio: basta dizer "cinqüenta e um, cinqüenta e dois..." e assim por diante. Se seu veículo passar pelo objeto antes de chegar ao " cinqüenta e dois " (aproximadamente dois segundos), saiba que você está perto demais e pode não ter tempo (nem espaço) suficiente para evitar um acidente.

No anda-e-pára dos congestionamentos, preste atenção à traseira do veículo da frente. Se não conseguir ver os pneus traseiros, mas só o pára-choque, é porque você está perto demais. O ideal é ficar a uma distância que sempre lhe permita ver as rodas inteiras.

O que fazer nesse caso?

Independentemente da distância, existe um modo correto de frear. Se o seu veículo tem o sistema ABS, o certo é pisar fundo e fortemente no pedal, sem aliviar a pressão, até o fim da freada. A vibração do pedal é perfeitamente normal.

Se o seu veículo não possui ABS, é preciso um pouco mais de técnica. Pise fortemente no freio, mas tente sentir se as rodas estão na iminência de travar (situação em que o veículo pode se desgovernar). Se estiverem, alivie a pressão e, em seguida, pressione de novo. Repita isso até o veículo parar ou chegar a uma velocidade compatível.