Indústria, Comércio e Turismo

Turismo

Indústria, Comércio e Turismo
01/07/2017 08h42

Aracaju, terra dos cajueiros e dos papagaios, a primeira cidade planejada do Brasil, desponta como uma das capitais mais promissoras da região nordeste. Com uma população de pouco mais de 600 mil habitantes - segundo estimativas do IBGE - a cidade oferece aos seus visitantes um cardápio variado de produtos e atrativos.

Fundada em 1855, às margens do Rio Sergipe, Aracaju foi projetada tal qual um tabuleiro de xadrez, onde era previsto um crescimento ordenado e em harmonia com as características ambientais da região. Com o passar dos anos, a pequena notável, como é conhecida carinhosamente pelos aracajuanos, tornou-se uma capital acolhedora, tranquila e que abriga um povo feliz e hospitaleiro.

Aqueles que saem em busca de um local tranquilo para curtir as suas férias, encontram em Aracaju o cenário perfeito: lazer, cultura e diversão em distâncias aproximadas.

Na área litorânea da capital, o destaque vai para a extensa faixa de areia que estimula a prática de esportes e atividades físicas. No calçadão da Orla de Atalaia, o visitante encontra equipamentos de lazer, estrutura variada de bares e restaurantes, além da melhor oferta hoteleira da cidade. E por falar em bares e restaurantes, outro merecido destaque vai para a nossa gastronomia, que encanta os mais exigentes dos paladares.

Seja através de produtos típicos ou da culinária, à base de mariscos e frutos do mar, a gastronomia aracajuana vem ganhando cada vez mais notoriedade no cenário turístico nacional.

O Centro Histórico também reserva grandes surpresas para o visitante. Prédios históricos, museus, Centro de Artesanato, até mesmo o comércio local é detentor de particularidades somente encontradas na região. Os Mercados Centrais, além de todo o seu valor histórico-cultural, oferecem uma série de experiências que enriquecem a vivência do visitante na cidade.

DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – DPTUR
O DPTur está inserido na estrutura administrativa da SEMICT e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da gestão da atividade turística na cidade de Aracaju, através de ações de fortalecimento institucional e da governança local, capacitações e oficinas de empoderamento, formulação dos produtos e serviços oferecidos à comunidade e aos visitantes, melhorias na infraestrutura de apoio ao turista, bem como, proporcionar a ampla divulgação dos atrativos turísticos.
A linha de planejamento que norteia o trabalho do DPTur está voltada para a promoção do destino Aracaju através do turismo de experiência, tendo como pilares a apropriação e reconhecimento da cultural local, como também apoiar e realizar ações que visam o desenvolvimento econômico através da preservação ambiental e da promoção da sustentabilidade.

PRINCIPAIS PROJETOS:
PROJETO IDENTIDADE

Tem como objetivo tornar Aracaju um dos principais destinos no segmento do turismo de experiência, fundamentando sua prática nas dimensões cultural e ambiental.
O projeto envolve realização de pesquisas turísticas, oficinas de empoderamento para a comunidade escolar de apropriação da cultura e do meio ambiente, efetivação de parcerias, composição de novos eventos, aprimoramento dos roteiros existentes e proposição de novos roteiros, fundamentados na oferta do turismo de experiência.

PROJETO ARACAJU DE BRAÇOS ABERTOS
Visa a capacitação do trade turístico para oferecer experiência turística aos visitantes e promover a qualificação de associações, bares, restaurantes, pousadas, hotéis, agências de viagem, guias de turismo, artesãos e taxistas para oferecerem ao visitante a oportunidade de vivenciar a cultura local e o meio ambiente preservado de Aracaju.

PROJETO ARACAJU, ROTA DE OPORTUNIDADES

Visa potencializar a captação e a realização de grandes eventos no destino Aracaju e tem como objetivos o ordenamento dos atributos locais, a divulgação da cidade de Aracaju como um destino capaz e preparado para sediar importantes eventos, além do apoio promocional quando da sua realização.

PROJETO ARACAJU MAIS FORTE
Visa o fortalecimento da governança local, o empoderamento das lideranças empresariais, além da integração dos elos da cadeia de valor, com o objetivo de tornar Aracaju um destino mais competitivo, melhorando a experiência turística na cidade, compreendendo as seguintes principais ações:
  * Reativação do Conselho Municipal de Turismo;
  * Incentivo à criação do Fundo Municipal de Turismo;
  * Avaliação de melhorias nos espaços turísticos;
  * Acompanhamento da execução das obras turísticas;
  * Articulação com órgãos públicos municipais e estaduais para garantir a segurança nos principais atrativos turísticos;
  * Elaboração  e implementação de projetos;
  * Integração dos Centros de Atendimento ao Turista nas esferas municipal e estadual.

PROJETO ARACAJU, VENHA SENTIR DE PERTO
Visa a promoção online e off-line do destino Aracaju, alinhada ao turismo de experiência, por meio de:
  * Criação, produção e veiculação de campanhas publicitárias;
  * Participação em feiras e eventos do setor;
  * Realização de fam press, famtour, além de convite e receptivo a blogueiros.