Prefeitura oferta mais uma Sala de Recursos Multifuncionais aos alunos da rede municipal

Educação
02/05/2023 12h50

De modo a garantir a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas da rede municipal, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da equipe gestora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro Olaria, passa a ofertar mais uma Sala de Recursos Multifuncionais, destinada aos alunos da unidade de ensino. Nesta terça-feira, 2, as crianças público-alvo da Educação Especial da Emei já estão sendo atendidas no contraturno das suas aulas regulares.

A sala contém materiais pedagógicos específicos para o desenvolvimento de cada aluno, a exemplo de livros, jogos e brinquedos didáticos. As crianças estão sendo atendidas por professores especializados na área, os quais periodicamente participam de cursos formativos ofertados pela Educação. O ambiente foi inaugurado oficialmente na sexta-feira (28), com a presença da equipe gestora da Semed e de famílias dos estudantes.

O secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, afirma que a Educação Especial representa um desafio de natureza pedagógica, mas que, junto às famílias, o governo municipal tem encontrado formas de melhor atender as crianças público-alvo do atendimento educacional especializado. "As famílias dos alunos são muito importantes para nós porque, também, nos fornecem informações fundamentais sobre como melhor educar suas crianças", explana o gestor.

A consultora para assuntos governamentais da Semed, Maria Antônia de Arimateia, pontua a importância do fortalecimento na comunicação entre todos que fazem a escola. "Temos uma grande expectativa mesmo com o trabalho de todos e na relação que se estabelece entre as famílias e a unidade escolar. Tudo isso para que seja firmada uma parceria cada vez mais forte e bonita entre todos nós e podermos oferecer sempre o melhor trabalho possível", evidencia. 
 
Educação inclusiva
Com a inauguração, a rede municipal de ensino passa a contar com 37 Salas de Recursos Multifuncionais. Assim como as demais da rede, a SRM da Emei Dom Avelar segue as determinações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), instituída em 2008 pelo Ministério da Educação (MEC). A diretora da escola, Fernanda Matos, diz que este é o início de algo muito planejado e esperado pela comunidade escolar.  

"Externo este momento em duas palavras: vitória e gratidão. Estamos inaugurando uma Sala de Recursos em um momento fundamental, já que a nossa demanda para a Educação Especial cresceu de forma significativa. Agora, vamos poder fornecer a todos ainda mais qualidade no ensino. Agradeço todo o apoio da Semed, estou muito feliz e honrada com esta conquista", expressa a gestora escolar.

A Sala de Recursos Multifuncionais está atendendo a 17 crianças com diagnóstico de autismo matriculadas na Emei. Mãe do aluno Ronaldy Brayan Batista, de 5 anos, a cabelereira Sidione Santos comenta que o serviço é de suma importância, também, para o suporte necessário às famílias.
 
"Sei o quanto é difícil lidar com meu filho. Faço um grande esforço para sair de casa com ele e vir para a Sala de Recursos, já abdicando de outros compromissos meus, mas pela qualidade do trabalho maravilhoso que a equipe está fazendo, vale muito a pena este esforço. Estou vendo resultados no desenvolvimento dele através da escola e sou cada vez mais grata a toda a equipe. Estão de parabéns", pontua a mãe.