Retomada da Marinete do Forró inicia contagem regressiva para o Forró Caju 2023

Indústria, Comércio e Turismo
02/05/2023 12h23

Chegou o mês de maio e a capital sergipana já sente o calor dos festejos juninos e o cheiro do milho verde perfumando a cidade. Na praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais, as bandeirolas tremulando anunciam que o Forró Caju 2023 está chegando. Maior festejo junino do estado, o evento é realizado pela Prefeitura de Aracaju e terá sua programação anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira na próxima quinta-feira, dia 4, às 10h, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloisio Campos.

“O Forró Caju é uma festa consolidada e que o prefeito Edvaldo Nogueira trata com muito carinho, por isso não tenho dúvidas de que vem por aí uma super programação para reforçar a festa como o maior evento junino do estado. Estamos todos nesta positiva expectativa e com certeza nossa cidade vai estar cheia de turistas para celebrar essa festa com a gente”, diz o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga.

Para reforçar o Forró Caju 2023 na agenda dos turistas que visitam a cidade no mês que antecede a festa, a Secretaria Municipal do Turismo (Setur), em parceria com a Viação Progresso, iniciará, na próxima sexta-feira, dia 5, a programação da Marinete do Forró que visa, além de oferecer aos  visitantes um produto turístico referencial da cultura nordestina, promover a divulgação do Forró Caju 2023.

“Ao longo dos passeios a bordo da Marinete, os visitantes receberão de nossas equipes material informativo sobre os festejos em nossa capital, com destaque para a programação do Forró Caju 2023, e o Arraiá do Povo realizada pelo Governo de Sergipe. Vamos aproveitar os turistas que estão em nossa cidade e já dar um esquenta mostrando nosso forró pé de serra a bordo da Marinete, deixando o recado de que em junho Aracaju é a capital do forró”, enaltece Jorge Fraga.

Marinete do Forró
Ao som do Trio Piauí, com casal de dançarinos juninos e guia de turismo a bordo para enriquecer a experiência dos visitantes com informações qualificadas sobre os atrativos da cidade, durante o mês de maio, nos dias 5, 12, 19 e 26, os passeios ocorrerão sempre às sextas-feiras, a partir das 14h30, saindo dos arcos da Orla da Atalaia, cumprindo o seguinte roteiro: Largo da Gente Sergipana, a Orla do Bairro Industrial, Centro de Artesanato Chica Chaves, Mercados Centrais, Palácio Museu Olímpio Campos, finalizando o tour em frente aos arcos da Orla da Atalaia.

Roteiro Especial Forró Caju
Com a chegada da alta estação, período de grande fluxo de turistas na cidade, a partir de junho a Setur ampliará os passeios da Marinete do Forró para atender moradores e turistas também todas as quintas, sextas e sábados, com o Roteiro Especial de Forró Caju 2023, cumprindo um circuito na orla marítima de Aracaju, nos seguintes horários: às 15h, às 16h e às 17h.

A medida, de acordo com o secretário Jorge Fraga, visa ampliar o número de atendimento do veículo com um roteiro dinâmico no maior cartão-postal da cidade. “Ao invés de apenas um passeio às sextas-feiras, ampliaremos esse número para três passeios a cada fim de semana, totalizando cerca de dez tours para 240 turistas e moradores da cidade em nosso maior cartão-postal. E a partir de julho, a Marinete volta a fazer os passeios regulares, sempre às sextas-feiras”, explica o gestor.

Para intensificar as informações sobre os passeios da Marinete e o Forró Caju 2023, equipes da Setur municipal distribuirão folders na rede hoteleira, bares, restaurantes e na Orla da Atalaia durante o mês de maio.

Maio - dias 5, 12, 19 e 26

1. Ponto de partida: Arcos da Orla da Atalaia - Horário: 14h30
2. Largo da Gente Sergipana - Tempo de permanência: 15min
3. Orla do Bairro Industrial e Centro de Artesanato Chica Chaves - Tempo de permanência: 20 min
4. Mercados Centrais - Tempo de permanência: 20 min
5. Palácio Museu Olímpio Campos - Tempo de permanência: 20 min
6. Retorno à Orla da Atalaia - Previsão de chegada: 17h30 min

Junho – Roteiro Especial de Forró Caju 2023

Quinta- feira – 1, 15, 22 e 29 de junho
Sexta-feira – 2, 9, 16, 23 e 30 de junho
Sábado – 3, 10, 17 de junho e 1º de julho

Horários: 15h, 16h e 17h

1. Ponto de partida: arcos da Orla da Atalaia
2. Passeio por toda a orla marítima de Aracaju
3. Retorno aos arcos da Orla da Atalaia.

Julho (passeios regulares)
A partir de julho, os passeios voltam a ser realizados apenas às sextas-feiras, com o city tour regular: Arcos da Orla da Atalaia / Largo da Gente Sergipana / Orla do Bairro Industrial e Centro de Artesanato Chica Chaves / Mercados Centrais / Palácio Museu Olímpio Campos / Retorno à Orla da Atalaia.

Reserva de vagas
Para participar do city tour da Marinete do Forró é necessário agendamento prévio pelo número (79) 9-9152-2790, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Recomenda-se que o interessado esteja no local de embarque com 30 minutos de antecedência para a retirada das pulseiras de acesso ao veículo. A saída e chegada da Marinete do Forró ocorre sempre em frente aos arcos da Orla da Atalaia.