Alunos da Academia da Cidade comemoram os 19 anos do programa com aulão especial

Saúde
28/04/2023 20h00

Promover saúde, qualidade de vida e integrar o convívio social com atividades físicas são os objetivos do Programa Academia da Cidade (PAC), desde sua implantação na capital sergipana, em 2004. E para celebrar os 19 anos do PAC, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reuniu na tarde desta sexta-feira, 28, alunos dos polos em uma atividade especial, realizada no calçadão do bairro 13 de Julho.

A programação contou com aulas de alongamento, mobilidade, aeróbica e ritmo, desenvolvidas por professores dos polos do Programa, além da oferta de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, bem como avaliação e orientação nutricional em parceria com a Universidade Tiradentes.

A aposentada Elisângela de Jesus, frequentadora do polo Santos Dumont, já perdeu as contas de quanto tempo faz que participa da Academia da Cidade. “Quando fui pela primeira vez, eu só queria cuidar da minha saúde e acabei encontrando uma alegria imensa com a turma da Academia. Para mim, as pessoas que frequentam ganham uma nova vida de tão bom que é. Todos os dias em que estou nas atividades é uma felicidade imensa. Tudo mudou. Minha disposição, mobilidade, vontade de fazer as coisas. Quando eu fico parada dói tudo, então a atividade física é muito importante pra mim”, explica.

Outra usuária empolgada, Lêda Maria conta que já sente os efeitos positivos da atividade física. “É um ânimo que dá. Quando comecei, foi meio que por obrigação porque o médico me disse que eu ficaria muito mais doente se não fizesse atividade física, mas, depois foi só alegria. No dia que não posso ir, por algum motivo, fico mal-humorada”, revela.

Há mais de seis anos participando do Programa Academia da Cidade, Solange Gomes considera que o Programa fundamental para garantir uma boa saúde. “Com a Academia da cidade a gente malha tudo: o corpo, a mente, faz amizade. E ainda se anima porque encontra as colegas, os professores também são ótimos e acolhedores”, relata.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Janaina Cavacante, o programa se consolidou na capital envolvendo pessoas de todas as idades que estão em busca da saúde física e bem-estar mental para motivar os dias.

“Além de ser importante como um programa, é, acima de tudo, fundamental para a melhoria da qualidade de saúde e de vida das pessoas. Vemos pessoas de todas as idades, jovens, adolescentes e idosos, que mantêm a sua saúde física graças a esse trabalho, que acontece todos os dias em várias áreas da capital. A atividade física é fundamental para que a gente possa ter uma saúde de qualidade”, explica.

Segundo o coordenador do PAC, Walter Igor dos Santos, atualmente, o Programa tem uma equipe com 13 professores e 19 estagiários que no dia a dia acompanham o efeito da Academia na vida das pessoas. “Temos vários depoimentos de pessoas que visitavam constantemente as unidades e tomavam remédios, mas que, hoje, não precisam mais, devido à prática de atividades físicas no programa que melhoram a qualidade de vida dos aracajuanos. Isso é o que engrandece o trabalho e faz com que ele mereça ser ampliado”, reforça.

Atualmente, com os polos ativos do PAC são nos bairros Santa Maria, Jabotiana, América, Farolândia, 18 do Forte, Ponto Novo, Santos Dumont, Bugio, Cirurgia, Industrial, Luzia, e no estacionamento do Hiper Gbarbosa Norte, na avenida José Conrado de Araújo. Cerca de 1.200 usuários fazem parte do PAC atualmente.