Prefeitura aplica segundo ciclo da Prova de Leitura para alunos do ensino fundamental

Educação
03/05/2023 11h51

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promove um trabalho de fortalecimento da alfabetização, a partir de projetos estratégicos, a exemplo da Avaliação de Fluência Leitora, uma das ações do Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização, o Educaju. O segundo ciclo da prova, no ano letivo 2023, está sendo realizado nesta primeira semana de maio, para alunos do 1º ao 5° ano de todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

Com estas avaliações, cada aluno será diagnosticado em relação ao seu nível de leitura. Após a análise dos resultados, a escola executa ações que direcionam o aluno para o avanço nesta habilidade. As provas são aplicadas em ambiente à parte da sala de aula, como a da coordenação pedagógica. Um aplicador conduz e acompanha a leitura do estudante através de fichas com sílabas, palavras e texto, e registra o resultado.

A coordenadora de Ensino Fundamental do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), Patrícia Tavares, diz que o prazo para a aplicação das avaliações é até a próxima segunda-feira, 8. Ela ressalta que o resultado da avaliação apontará em qual nível o estudante se encontra, podendo ser o de não-leitor, leitor de sílabas, leitor de palavras, leitor de frases, leitor de texto sem fluência ou com fluência; e mostrará o quanto ele avançou desde a Prova de Leitura realizada no mês de março.

"De posse dos resultados, as equipes gestoras e os professores das escolas planejam as estratégias pedagógicas, por meio de plano de ação, visando o avanço do nível de leitura dos discentes. Todo o processo é acompanhado por nós da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef), principalmente com a presença constante das apoiadoras escolares, as professoras: Diana Almeida, Elda Cristina, Fabiane Vasconcelos, Renata Monteiro, Roberta Lima e Sandra Pacheco", detalha Patrícia.

Durante todo o ano letivo a Prefeitura de Aracaju realiza quatro ciclos de Provas de Fluência Leitora. O resultado de cada aluno é registrado pela unidade de ensino e mostra o quanto ele avançou desde a prova anterior. A Emef Ministro Geraldo Barreto Sobral, localizada no bairro Dom Luciano, preparou plaquinha com frases e brindes para os estudantes que participaram da avaliação.

A coordenadora pedagógica da Emef, Andreia Luiza Silva, conta que a escola tem posto em prática ações diferenciadas para incentivar a leitura como hábito. Ela diz, ainda, que foi colocado um painel chamado Leiturômetro para que sejam registrados o avanço de todas as turmas envolvidas na alfabetização para que toda a comunidade escolar possa acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

"Estamos com a maioria dos meninos como leitor de texto, com fluência e outros não fluentes, mas houve um grande avanço. Trabalhamos na cultura de ser prazeroso ler. Como percebemos que alguns ficam um pouquinho nervosos quando vamos fazer a avaliação, estamos entregando alguns brindes, acompanhados do slogan 'Uma boa leitura merece um Bis'. Para a turma que teve mais avanço, proporcionalmente, sorteamos um brinde maior: joguinho, bola, ou outro brinquedo", relata Andreia.

Na Emef Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, a coordenadora pedagógica Maria Marquize Vieira pontua que a equipe escolar tem realizado várias ações, com orientação da Semed, para fortalecer a alfabetização e preparar os alunos para avaliações diagnósticas como esta.

"Fizemos, junto aos professores, um plano de ação preparatório para a avaliação: montamos um cantinho da leitura nas salas dos 1º e 2º anos, onde temos as alfabetizadoras e estagiárias que nos ajudam no reforço à alfabetização das crianças. Também utilizamos o Educaju, que é um excelente material de apoio, e separamos os estudantes por nível de leitura para que estes possam ser atendidos em pequenos grupos e a alfabetização deles seja intensificada", detalha Maria Marquize.

Trabalho contínuo
A Prova de Fluência Leitora é uma das estratégias da Educação de Aracaju para que os estudantes do município estejam fortalecidos em sua base no processo de aprendizagem.  Além da avaliação, também estão sendo realizadas pela Semed estratégias como reforços pedagógicos, cursos formativos para os educadores da rede, cadernos didáticos do Programa Educaju e reenturmações por escola, que reorganizam as turmas de acordo com os níveis de leitura dos estudantes.

Em 2022, a partir das estratégias pedagógicas adotadas pela Educação de Aracaju, 2.329 alunos do 1° ao 5° ano que não conseguiam sequer identificar sílabas, os considerados “não leitores”, tornaram-se hábeis tanto na leitura, quanto na escrita. Já outros 1.986 alunos que se encontravam na fase inicial do processo de domínio da leitura, tornaram-se leitores de textos.