Lei municipal de inovação para empreendedores é debatida em evento da Acelera-se

Fazenda
03/05/2023 21h34

A política municipal de ciência, tecnologia e informação, instituída em Aracaju a partir da criação da Lei n° 5.540, em dezembro do ano passado, e os impactos dessa legislação para o empreendedorismo, norteou um bate-papo no evento 07In9ve, realizado pela Acelera-se Ventures. O debate aconteceu no Tiradentes Innovation Center, na Universidade Tiradentes, e contou com a condução do secretário da Fazenda de Aracaju (Semfaz), que também responde interinamente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), Jeferson Passos.


Na oportunidade, o secretário elencou alguns pontos importantes da lei e o papel do poder público na construção de um ambiente que estimule o crescimento do setor. “Impulsionar o empreendedorismo sempre foi uma premissa desta gestão; e a regulamentação da Lei de Inovação, aliada à criação da Secretaria de Desenvolvimento, foram marcos importantes para o fomento dessas atividades econômicas”, enfatizou o gestor. 

Durante a conversa com o grupo de empreendedores e profissionais do setor de tecnologia e inovação, Jeferson Passos ressaltou o compromisso de Aracaju em cooperar para um ambiente de negócios regulatório, com a formação de mão-de-obra qualificada e adequada, que esteja de acordo com a necessidade do mercado, além de uma infraestrutura favorável. “A nossa legislação cria mecanismos de incentivo, que estimulam a inovação, a economia criativa, a pesquisa e a qualificação científica e tecnológica”, complementou.

O idealizador da Acelera-se, Marcos Vasconcelos, ressaltou a importância do debate. “É uma oportunidade para discutirmos assuntos cruciais para os empreendedores, com figuras dos cenários público e privado, que entendem que a inovação é um vetor para o desenvolvimento econômico”, declarou.

Além da participação do município, o evento contou com a colaboração do secretário executivo da Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Rafael Melo, que também debateu o tema pelo viés estadual.