Perimetral Oeste: I etapa da obra tem avanço na fundação da ponte sobre o Riacho do Cabral

Obras e Urbanização
04/05/2023 15h00

A obra que vai mudar toda a dinâmica social da zona Norte da capital sergipana segue avançando. Na medida em que vai tomando forma em suas distintas fases, a avenida Perimetral Oeste reflete o progresso e um salto de qualidade considerável na mobilidade urbana daquela região.

A primeira etapa do serviço compreende a construção da ponte sobre o Riacho do Cabral, que vai interligar os bairros Bugio e Soledade, além da rotatória de acesso e intersecções da avenida Juscelino Kubitschek no loteamento Rosa do Sol, estendendo-se até a avenida General Euclides Figueiredo.

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), executa a concretagem dos blocos da ponte, etapa referente à implementação da fundação do equipamento. Ao mesmo tempo, realiza o aterro do local em que será construída a rotatória e também da área onde será pavimentada a nova pista.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, o trabalho tem sido realizado em ritmo satisfatório.

“As fases anteriores foram realizadas com bastante tranquilidade, mesmo sendo uma obra complexa, por envolver um trabalho em solo mole. A ponte vai contribuir muito para mudar a dinâmica social da zona Norte, uma nova rota que vai desafogar a avenida Euclides Figueiredo e vai facilitar o acesso à cidade”, comenta.

A ponte construída sobre o Riacho do Cabral terá 337,4 metros de comprimento e 26,4 metros de largura; duas pistas de rolamento, cada uma com três faixas, sendo uma delas exclusiva para ônibus; além de passeio lateral para pedestres e uma ciclovia no eixo central.

Perimetral Oeste
A avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju - Construindo para o Futuro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões.