Prefeitura realiza mais uma rodada de formação para professores da rede

Educação
05/05/2023 15h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), promove mais um momento de formação para docentes da rede municipal de ensino. Nesta sexta-feira, 5, está sendo realizado o segundo curso formativo para professores dos ano inicias, do 1º ao 5º ano, do ano letivo 2023. O evento é realizado por divisão de ano/série de cada educador e está acontecendo em diferentes hotéis da capital.

Com cursos formativos como este, que ocorrem mensalmente durante todo o ano letivo, a Semed pretende oferecer ainda mais qualificação aos profissionais da rede, além de fomentar o processo de ensino e aprendizagem. Na formação desta sexta, o foco tem sido a abordagem de ações e estratégias inseridas no programa Educaju, que busca elevar a qualidade da alfabetização entre os alunos da rede pública municipal de Aracaju.

Em cada sala ocorrem palestras, dinâmicas e debates para compartilhamento de ideias e ações pedagógicas conduzidas por formadoras da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed). Uma delas, a técnica Diana Almeida, afirma que o setor tem trabalhado no sentido de apresentar métodos e propostas novas a serem trabalhadas pelos docentes em sala de aula.

"Em cada grupo temos uma formadora da Coef. Discutimos conteúdos didáticos e como estes podem ser trabalhados em sala de aula através de mais ação e prática.  Os professores estão bem engajados mesmo em nossos cursos. Apesar da chuva, do tempo fechado, temos uma boa quantidade de público e uma excelente interação entre todos", relata Diana.

Professora do 1º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macêdo, localizada no bairro 18 do Forte, Maria Auxiliadora Torres de Oliveira diz estar muito animada com estes cursos formativos ofertados pela Semed, principalmente, pela riqueza de recursos que, segundo ela, são possibilitados aos docentes da rede.

"Eu amo os cursos de formação e gosto demais de fazer parte do Educaju. O material do programa é o melhor que nós temos para trabalhar e estão perfeitos. Estamos no caminho certo porque essas formações e a equipe de formadoras nos ajudam bastante no nosso trabalho. Hoje, por exemplo, apresentaram o Sussurrofone, um instrumento feito de forma simples, com canos, que permite o aluno ouvir sua voz enquanto lê e o auxilia no desenvolvimento desta habilidade. É um compartilhamento de ideias muito proveitoso", conta Maria Auxiliadora.

Docente do 3º ano na Emef Jornalista Orlando Dantas, do bairro Olaria, Cristiane Lucas Santos pontua que estas formações fazem com que ela e outros professores se aperfeiçoam ainda mais na área do ensino da leitura, do letramento e da alfabetização como um todo.

"Se o aluno não tiver uma boa leitura, ele nunca vai conseguir interpretar bem os textos. Tendo essa preparação para o professor, podemos utilizar novas técnicas com eles. Esse aperfeiçoamento para nós, profissionais, vai melhorando mais os nossos conhecimentos e podemos replicá-los em sala de aula. Sem falar na união e na interação entre os colegas de outras turmas e escolas. Trocamos ideias, opiniões e falamos de criatividade. Isso faz criarmos novos métodos e já estamos vendo um grande desenvolvimento entre os estudantes", explica Cristiane.

Já a professora Rita de Cássia Nascimento de Santana, que leciona para o 3º ano na Emef Anísio Teixeira, do bairro Atalaia, expressa que esta segunda formação do ano letivo 2023 está sendo bem produtiva. Segundo ela, a troca de experiências que os cursos proporcionam aos professores tem sido fundamental para o trabalho pedagógico em sala de aula e os resultados que a rede tem obtido em relação à alfabetização.

"Participo de todos os cursos formativos ofertados pela Educação de Aracaju. Estou sempre buscando coisas novas, é tanto que na última formação até apresentei uma proposta de método lúdico dinâmico e ela foi replicada para outros professores. Temos um grupo de WhatsApp do Educaju e algumas colegas me falaram que aplicaram minha técnica, que tem dado certo. Também pratico as orientações vistas aqui em sala de aula e noto que esta iniciativa tem feito muita diferença no desempenho dos alunos", afirma Rita de Cássia.