População pode contribuir para construção do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024

Planejamento e Orçamento
08/05/2023 16h02

Mantendo o foco de aproximar cada vez mais o cidadão da administração municipal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), realiza a consulta pública para a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2024. Neste sentido, no período de 8 a 19 de maio, os aracajuanos podem colaborar com a gestão respondendo ao questionário disponibilizado no site institucional.

A consulta pública tem como objetivo, além de promover a participação popular, permitir que a sociedade construa, em conjunto com o poder público, as diretrizes que devem ser priorizadas no exercício seguinte. Através do questionário online, os aracajuanos podem dar sugestões para ações, obras, programas e projetos prioritários para as diversas localidades da capital, elencando quais as principais demandas de cada comunidade.

Para o secretário Augusto Fábio Oliveira, essa é mais uma ferramenta de transparência e incentivo à participação popular junto à Prefeitura. "A consulta pública é fundamental para que possamos conhecer os anseios da população. Por isso, buscamos incentivar a colaboração dos cidadãos no sentido de que contribuam com a gestão na definição das diretrizes orçamentárias, indicando obras, serviços e ações nos seus respectivos bairros", disse o gestor da Seplog.

Audiência Pública

De acordo com o coordenador Geral de Orçamento, José Leilton de Almeida, responsável pela organização do PLDO 2024, até o final deste mês o Projeto será apresentado à população e às classes representativas da sociedade. "A audiência pública é um momento importante, em que nós apresentamos de forma detalhada todo o Projeto de Lei. Depois desse encontro com a sociedade representada, a gente finaliza a elaboração do PLDO e o envia à Câmara de Vereadores para apreciação parlamentar e, por fim, para votação naquela Casa", explicou.

Para preencher a Consulta Pública clique aqui.