Semed orienta famílias de alunos sobre a importância da frequência escolar

Educação
09/05/2023 16h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), vem trabalhando em uma gama de ações para potencializar a aprendizagem dos alunos, principalmente na fase da alfabetização. Neste sentido, a presença destes em sala de aula é fundamental para o resultado almejado. Já a ausência às aulas tem sido o principal fator do não avanço do desempenho escolar: as equipes pedagógicas da rede têm constatado que os resultados mais baixos nas avaliações diagnósticas são os dos estudantes faltosos.

A Semed, através das unidades de ensino, tem alertado as famílias dos alunos quanto à importância da frequência escolar para a rotina de aprendizados em sala de aula. Além disso, destacam as equipes escolares, é fundamental que o aluno esteja na escola para que sejam trabalhadas com ele ações de projetos da própria unidade de ensino. No caso de alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), para que não deixem de participar das estratégias do Educaju, a exemplo do reforço e da tutoria pedagógica, das atividades realizadas nos livros do programa, da reenturmação e das provas de leitura.

O diretor do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), Evilson Nunes, ressalta que a Prefeitura tem desenvolvido um trabalho intenso para garantir a aprendizagem dos alunos, e o êxito em tais estratégias só pode ser alcançado com a presença do aluno na escola.
 
Ele diz que a educação de Aracaju tem se esforçado para, além de garantir estrutura e condições de estudos a todos, que o aluno continue frequentando as aulas regularmente e que os pais tenham esse compromisso de levar os seus filhos para a unidade escolar, onde terão um atendimento educacional de qualidade.

"Cada minuto que o aluno passa na escola é essencial para a sua aprendizagem. Todo o tempo líquido de aula que ele tem, mediado por um professor bem capacitado, garante o melhor resultado. Eles têm acesso a materiais, orientações e profissionais habilitados para garantir bons resultados na vida escolar. A alfabetização ocorre de maneira mais acelerada, mais qualificada, para aquele aluno que tem frequência regular, que cumpre os 200 dias letivos, e as oitocentas horas. Isso é essencial para a garantia do bom aprendizado", afirma Evilson.

Trabalho minucioso
Coordenadora pedagógica da Emef Sérgio Francisco, localizada no bairro Lamarão, Tanielly Farias afirma que apesar da escola fornecer todos os subsídios necessários para o aluno, como ensino de qualidade, material escolar e alimentação nutritiva, muitos pais não mandam os filhos às aulas por motivos triviais. Segundo ela, isso tem prejudicado o trabalho de fortalecimento do aprendizado que vem sendo realizado com as crianças.

"A partir da Avaliação de Fluência Leitora fica claro para a gente que quando há um aluno de nível de leitura 1 ou 2 em uma turma de média nível 4, ele é faltoso. A gente analisa e faz esse comparativo, realmente é um aluno que não tem uma boa frequência às aulas. Este tem sido o principal motivo para o baixo desempenho dos estudantes e isso atrapalha muito o trabalho da gente. O aluno precisa da constância, ele precisa estar na escola todos os dias. Se vem um dia, e no outro dia ele falta, já perdeu a parte do conteúdo que está sendo trabalhado, seu interesse com os assuntos e enfraquece o vínculo com todos", relata Tanielly.

A coordenadora conta que em todas as reuniões de pais a equipe escolar atenta às famílias para a importância de não deixarem os alunos faltarem e que a Emef desenvolve outros trabalhos para estimular a presença dos estudantes na unidade de ensino. De acordo com ela, cada professor elabora estratégias, planos e atividades que gerem mais interesse em seu alunado.

"A partir do segundo dia que o aluno falta na mesma semana, já começamos a ligar para as famílias. Anotamos a justificativa e damos uma devolutiva ao professor. No grupo de Whatsapp com as mães de cada turno, mando diariamente a lista dos que faltaram. Não é só pelo ensino, que já é muito importante, mas também pela segurança de nossas crianças e adolescentes, afinal a escola também faz parte da rede de proteção. Por isso, peço a colaboração de todos, para que mães, pais, tios e avós se atentem a estas questões e nos ajudem no nosso trabalho porque o principal beneficiado nisso é o próprio aluno", explica a coordenadora.

Reprovação e justificativas
Evilson explica que as faltas constantes também podem causar reprovação. "No caso dos alunos do ensino fundamental, por exemplo, é preciso ter 75% de frequência anual, além do componente de notas, mas os 25% de faltas fazem toda a diferença entre aqueles que têm dificuldades no seu aprendizado. A gente não deve trabalhar nunca com esse mínimo legal: a frequência deve ser o mais próximo de 100% possível. Cada minuto é fundamental para o desenvolvimento de uma habilidade específica e da alfabetização. A criança que não é alfabetizada bem terá dificuldade em toda a sua vida escolar", alerta o gestor.

Ele destaca, também, que a Semed compreende que este é um período com mais casos de sintomas gripais e outros fatores que influenciam na frequência escolar, mas que é necessário que a escola esteja a par destas questões e que a falta seja justificada, com atestado médico quando possível.

"Sabemos que há fatores que impactam na presença do aluno na escola, mas é essencial o compromisso das famílias com a presença do aluno. Somente através da educação, crianças, adolescentes e adultos poderão ter um futuro melhor e dar melhores condições de vida para os seus, além de ser a garantia de uma vida melhor hoje", evidencia o diretor do DEB.