Moradores do bairro Santa Maria celebram avanço na construção da UBS Elizabeth Pita

Obras e Urbanização
10/05/2023 10h00

Para tornar mais qualificado o acesso à saúde, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está concluindo a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Elizabeth Pita, no bairro Santa Maria. A obra atende a uma demanda antiga da comunidade, e vai ampliar os atendimentos em Atenção Primária na região.

A intervenção foi viabilizada por investimento de cerca de R$ 1,9 milhão. O prédio vai contar com sala de imunização e nebulização; dois consultórios de enfermagem; três consultórios médicos; um consultório ginecológico; sala de curativo; dois gabinetes odontológicos; sala de observação; farmácia; depósito; esterilização e DML.

Em etapa de conclusão da obra, a UBS já recebe a instalação de alguns equipamentos, retoque da pintura, limpeza do local e paisagismo. A unidade conta com o melhor em termos estruturais e ocupa uma área de aproximadamente 580 m². A iminência da conclusão já anima a comunidade.

O cozinheiro José Américo é morador do bairro há 35 anos e está satisfeito. “Vai ser bom, além de tudo, porque a UBS é pertinho de casa. Para a saúde, é muito bom. Antes era mais difícil conseguir atendimento, mas agora vai melhorar”, espera.

“Vai melhorar muitas coisas, estava precisando muito e vai ser muito melhor”, diz Valderam Dias. “Moro aqui há 30 anos. No bairro tem outros postos de saúde, mas ficam um pouco longe daqui. Agora teremos mais uma opção para a nossa região”, celebra.

Jailce Oliveira, dona de casa e moradora há três décadas, comemora. “A construção é muito boa, a gente estava usando o outro posto de saúde então é uma alegria para a gente ter uma UBS na nossa área. É sempre bom, a gente precisa de médico, dentista, vai ser uma benção ter tudo isso aqui tão perto”, completa.

Nova UBS
A construção da UBS Elizabeth Pita supre a necessidade por atendimentos de parte da comunidade do Santa Maria. A gestão anterior da Prefeitura demoliu o antigo prédio sob a condição de erguer um novo, mas não cumpriu a promessa e deixou a população desassistida.

A atual administração, no ano de 2019 reativou a unidade em um imóvel provisório para retomar a assistência na região, até que a obra seja concluída.