Prefeitura e Governo do Estado entregam cartões CMais Mulher a beneficiárias da capital

Assistência Social e Cidadania
10/05/2023 18h17

Nesta quarta-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, recebeu da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres de Sergipe, do Governo do Estado, os cartões do programa CMais Mulher, que serão entregues às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar contempladas e que são assistidas pelos equipamentos socioassistenciais do município.

O ato simbólico contou com a participação das secretárias da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, e de Políticas para as Mulheres de Sergipe, Daniele Garcia, além de representantes da coordenadoria de Políticas para as Mulheres da Diretoria de Direitos Humanos de Aracaju; da Patrulha Maria da Penha (PMP), vinculada à Guarda Municipal de Aracaju (GMA); de coordenadores e técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (CMDM) e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdi).

A secretária da Assistência Social, Simone Passos, explica que os cartões deverão ser repassados para as equipes técnicas que atuam nos territórios, as quais já acompanham essas mulheres e serão responsáveis pela identificação e entrega dos cartões.

“Essa foi uma forma de fazermos uma entrega simbólica desses cartões, haja vista as beneficiárias serem mulheres que estão em medidas de proteção vigentes, com isso suas identidades precisam ser preservadas. Esse benefício é de grande importância a partir do momento que ele vem dar um suporte financeiro a essa mulher, que já está vulnerabilizada diante da sua situação, além dos acompanhamentos jurídico, psicológico e de acesso ao mercado de trabalho, que é uma das prerrogativas do programa”, afirma a secretária do município.

De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres de Sergipe, Daniele Garcia, essa foi uma das primeiras entregas de cartões do programa. As beneficiárias terão acesso ao valor disponível no cartão já a partir deste mês de maio.

“O CMais foi aprovado no ano passado, hoje o dinheiro já está na conta e a gente fica muito feliz, porque é uma grande ajuda para essas mulheres. Para além disso, o que me deixa feliz é que isso não é apenas um programa de transferência de renda, é um programa também de acompanhamento psicológico, psicossocial, de capacitação e, mais ainda, de encaminhá-las para o mercado de trabalho. Em Aracaju, estamos beneficiando 13 mulheres e logo estaremos beneficiando mais”, afirma, Daniele.

CMais Mulher
O CMais Mulher oferta a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar um benefício de seis parcelas no valor de R$ 500 reais. Para ter acesso ao benefício é necessário estar inscrita no Cadastro Único, estar em situação de pobreza ou de extrema pobreza e com medida de proteção de urgência deferida e vigente.

A finalidade do programa é a assistência socioeconômica, jurídica e psicológica às mulheres em situação de violência doméstica. As selecionadas, além do benefício, também passarão por um processo de capacitação e articulação com a rede para que elas retornem ao mercado de trabalho.