Perimetral Oeste: edição especial do Plantão Social leva serviços aos moradores do Olaria

Agência Aracaju de Notícias
11/05/2023 15h35

Presente nesta quinta-feira, 11, na avenida Canal do bairro Olaria, zona Oeste de Aracaju, o Plantão Social das obras da avenida Perimetral Oeste realizou uma edição especial da ação que ofereceu diversos serviços sociais para a comunidade local.

Além dos serviços comuns já ofertados pelo Plantão, como atualização do Cadastro Único e assinatura do recibo do Bônus-Moradia, desta vez a comunidade recebeu ainda uma equipe da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Foram realizadas rodas de conversas, levantamento de interesse da população sobre a oferta de cursos e ações especiais com foco no Dia das Mães.

Toda a ação foi mediada pela equipe do Trabalho Técnico Social da Perimetral Oeste, supervisionada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e contou com a participação da Fundat e apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), bem como de equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

A ação beneficia, principalmente, os moradores diretamente envolvidos com a obra. A diretora de Habitação da Secretaria Municipal da Assistência Social e técnica de referência do projeto da avenida Perimetral Oeste, Alexandra Freire, detalha os benefícios proporcionados pelo Plantão Social.

"A comunidade ainda tem muita sede de informação. Ela quer acessar os seus direitos e conhecer quais são esses direitos. Quando trazemos o Plantão Social, é exatamente para atingir esse objetivo, de prestar serviço para as pessoas desse bairro e seu entorno. A gente chega junto à comunidade para que ela realmente se empodere, tenha informações necessárias para acessar os serviços da política pública e também para que elas possam se capacitar, pois, nesse Plantão de hoje, trouxemos também os serviços da Fundat. Com isso, ocorre o encaminhamento ao mercado de trabalho e todas essas ações são uma forma de empoderar essa comunidade que tanto ganhará com a Perimetral Oeste”, pontua Alexandra.

Um dos serviços mais buscados pela população, tanto em outros plantões já realizados, como também nesta edição especial, é a procura por informações a respeito do Cadastro Único, quais os benefícios do programa e como atualizar ou realizar o primeiro cadastro no serviço que garante, por exemplo, o acesso a políticas públicas de transferência de renda. A coordenadora de Políticas de Transferência de Renda de Aracaju, Yolanda de Oliveira, ressalta a importância deste serviço ser ofertado junto à comunidade, através do Plantão Social.

“A ação do Cadastro Único é importante em todos os bairros da nossa cidade. Hoje, estamos aqui trazendo mais uma vez a atualização cadastral, a inserção de novas famílias através da busca ativa, pois é importante também inserir novas famílias que ainda não tiveram acesso ao CadÚnico, além de ser uma ação que aproxima a comunidade desse serviço. Muitas vezes essas pessoas encontram dificuldades para se deslocar até o Cras para fazer isso. Com o Plantão Especial, que faz parte das obras da Perimetral Oeste, trazemos essa ação diretamente para dentro da comunidade, uma forma de garantir os seus direitos oportunizados através do Cadastro Único”, destacou.

Com foco também no Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo, dia 14, as equipes da empresa Diagonal, responsável técnico-social do projeto da Perimetral Oeste, levou ao Plantão Especial palestras, rodas de conversas e outras ações com foco nas mães.

“Hoje, o Plantão vem ampliado, com mais serviços. Trouxemos essa temática especial de Dia das Mães como um momento para elas, um espaço lúdico para criação de cartazes, para ter um espaço fotos, para ter uma lembrança das vivências e para ser um ambiente legal para as mães que vierem aqui. Oferecemos uma série de serviços nesse Plantão Especial, com novas parcerias e tivemos também algumas conversas com comunidades em relação à obra, sobre a convivência com os serviços que estão sendo realizados, porque essa é uma comunidade que está muito próxima do espaço de construção. A ideia foi de conversar, aproximar a comunidade, de uma forma que traga mais serviços e dê mais possibilidades para eles”, disse Ayara Wanderley.
 
Inserção no mercado de trabalho
Para aqueles que estão em busca de uma oportunidade de emprego ou de capacitação, esta edição do Plantão disponibilizou serviços da Fundat, aproximando a população do trabalho desenvolvido pelo órgão. A representante do setor de atendimento da Agência do Trabalhador da Fundat, Jaqueline Melo, avalia esta ação como "de grande importância para essa a população", pois facilita o acesso das pessoas aos serviços, evitando descolamentos.
 
"Oportunizamos para essas pessoas a chance de fazer o seu cadastro de currículo, receber orientação com relação ao Microempreendedor Individual (MEI), orientação com relação aos nossos cursos e também à Carteira de Trabalho Digital. Nós viemos aqui para orientar essas pessoas e fazer também aqueles cadastros que elas necessitam ter. É um trabalho realizado próximo da comunidade e o pessoal está interagindo, participando e buscando os nossos serviços nesta oportunidade”, revelou.

Rosenilde Ferreira da Silva, moradora do bairro Olaria, ficou sabendo da presença do Plantão Social Especial quando seu marido passou pelo local e viu os dispositivos da Prefeitura presentes na avenida. Avisada por ele, ela fez questão de participar da ação para atualizar o CadÚnico.

“Eu vim aqui pra atualizar meu Cadastro Único, porque se não fosse pelo Plantão, eu teria que ir até o Cras mais próximo pra fazer isso e ele fica um pouco longe da minha casa, então não seria fácil pra mim. Pra mim, ficou muito melhor assim e tenho certeza que foi bom também para os outros moradores daqui, porque dinamiza o nosso tempo. Muitas pessoas, além da questão do tempo, não têm condições também, às vezes, de arcar com passagem para se deslocar, então foi realmente muito bom pra gente”, contou.

Luiz Carlos dos Santos, também morador do Olaria, concorda que muitos não possuem condições de se deslocar para obter os serviços que foram prestados durante o Plantão Social. Desempregado, ele aproveitou a presença de servidores da Fundat no bairro em que mora para cadastrar seu currículo e se informar a respeito dos cursos ofertados pela instituição. Sua intenção é se capacitar na área que deseja atuar para que assim possa ter mais chances no mercado de trabalho.

“Como estou desempregado e fiquei sabendo que a Fundat estava aqui realizando cadastro de currículo, eu vim pessoalmente com minha documentação, já fiz o meu cadastro. Fui muito bem atendido, o pessoal da Fundat me orientou e procurei saber sobre os cursos que estão abertos e também os que ainda vão abrir para eu poder me especializar na função que quero. Essa ação aqui no bairro é muito boa, porque têm muitas pessoas que estão desempregadas e não têm condições de pegar um veículo ou um ônibus para chegar até o local. Quero parabenizar todas as equipes que estão aqui e a Prefeitura de Aracaju por essa atitude maravilhosa”, comentou.