Adoção de áreas verdes propicia ganhos a espaços públicos e economia à Prefeitura

Serviços Urbanos
15/05/2023 16h00

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju segue buscando ações colaborativas junto a entidades de diversos segmentos, a partir de Parcerias Público Privadas (PPPs) que visam um objetivo em comum: gerar ganhos significativos à conservação de áreas verdes da capital, ao mesmo tempo em que proporciona maior economia aos cofres públicos.

Neesta segunda-feira, 15, o canteiro central do conjunto residencial Mar Azul, no bairro Farolândia, foi adotado pela Clínica Recomeçar. Sócio-administrador do empreendimento, Jorge Gomides se mostrou satisfeito com a união entre o centro terapêutico e o município, afirmando contar com um projeto que valorizará, ainda mais, a região. 

“Realizamos a adoção de um canteiro central que fica bem em frente à nossa clínica, e, conhecendo um pouco mais sobre esse projeto, estamos aqui para firmar um convênio e fazer dessa área uma referência para toda a região”, comenta.

Para a adoção, o solicitante deve se dirigir à sede da Emsurb munido de documentos pessoais e um ofício, no qual deve ser detalhado o local a ser mantido e o tipo de contrapartida que será realizada. Uma vez assinado, o termo tem validade de dois anos, podendo ser renovado. 

"A partir disso, a empresa municipal faz um levantamento da situação do local, inclusive, com registros fotográficos, a fim de estabelecer quais as prioridades para a área”, esclarece o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
 
Coordenado pela Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), o trabalho de cooperação entre a Emsurb e entidades privadas tem se mostrado de fundamental importância para a redução de custos ao poder municipal, conforme explica o diretor, Bira Rabelo. 

“A partir do momento em que se é formalizada a parceria, aquela empresa particular passa a ficar responsável por toda a manutenção ligada à conservação do local, a exemplo de capinação, poda, entre outras atividades. Em troca, os empresários podem utilizar a área adotada para fins de publicidade. Atualmente, existem mais dois canteiros centrais, uma praça no Mar Azul e outra no Médici, nos quais a Emsurb já está em conversas com empresas, encaminhando para que sejam adotados”, explica o diretor.

Entre as áreas que comprovam a finalidade dessa parceria estão as praças Luciano Barreto Júnior, adotada pela Construtora Celi; Joaquim Sabino Ribeiro, mantida pela Faculdade Maurício de Nassau; e o canteiro central da avenida Capitão Joaquim Fontes, apadrinhado pela Construtora Empe.