Prefeitura promove mais um ciclo de reunião com coordenadores pedagógicos da rede

Educação
18/05/2023 14h30

Como parte do processo de recomposição da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Educação (Semed), tem realizado reuniões periódicas com coordenadores pedagógicos das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs). O segundo ciclo destes encontros no ano letivo 2023 está sendo promovido nestas quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, no Departamento de Educação Básica (DEB).

Nestes dois dias, junto à Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) do DEB, os educadores estão discutindo o comparativo dos resultados das últimas Provas de Leituras aplicadas a alunos do 1º ao 5º ano. Na ocasião, também são elencadas e compartilhadas observações acerca dos planos de ação que vêm sendo desenvolvidos por cada unidade de ensino. O intuito é promover, em toda a rede, a integração de iniciativas e projetos que têm apresentado resultados satisfatórios na aprendizagem.

Diretor do DEB, Evilson Nunes afirma que um dos pilares do processo de qualificação da aprendizagem na rede municipal é fortalecer e instrumentalizar os coordenadores pedagógicos, já que estes são propulsores da ação de acompanhamento e orientação para a garantia do melhor aprendizado por parte dos alunos. Conforme ele ressalta, as reuniões permanentes representam um momento de estreitar os laços e poder discutir a evolução da aprendizagem de cada aluno da rede, traçando as estratégias e metas para a melhoria dos ciclos seguintes.

"Com isto, temos o intuito de monitorar o avanço dos alunos e estabelecer novas estratégias. Para tanto, os coordenadores necessitam sempre de uma visão geral da rede, de como ela vem se movimentando na perspectiva da aprendizagem. Este caminho fortalece, ainda, a figura do coordenador pedagógico enquanto profissional que vai orientar cada professor, cuidar da política pedagógica da unidade de ensino e fazer o acompanhamento de frequência dos alunos", esmiúça o diretor.

Evilson explica que, em 2022, as reuniões eram com todo o grupo de coordenadores pedagógicos porque era um momento inicial, mas agora há um aprofundamento e, por isso, são divididas em grupos menores. "Esta é a oportunidade em que cada um dos coordenadores deve manifestar-se quanto à situação da sua escola. As unidades escolares de ensino fundamental são divididas em grupos de oito escolas e cada um conta com uma apoiadora institucional que faz o acompanhamento diário dessas unidades", detalha.

Coordenador da Emef Otília de Araújo Macêdo, localizada no bairro 18 do Forte, Alessandro Félix comenta que este contato com colegas de outras escolas da rede e com o DEB tem sido importante para a soma de forças e estratégias. Segundo ele, a escola tem se reunido com cada professor para replicar esse debate e as necessidades analisadas pelos profissionais da coordenadoria pedagógica e da Coef.

"Olhamos no olho do professor buscando perceber suas dificuldades e também elogiamos o trabalho dele, já que a escola está atingindo algumas metas que necessitávamos atingir. Temos analisado isso através das Provas de Leitura. Queremos abranger um leque de opções diante de todas as propostas vistas aqui. Hoje, por exemplo, estou trazendo nossa ideia para a festa junina, que vai trabalhar a literatura de cordel. Por isso, essa troca, contato, estar próximo e ter esse laço cada vez mais conjugado é tão interessante", expressa Alessandro.

Da Emef Anísio Teixeira, no bairro Atalaia, a coordenadora pedagógica Débora Déda pontua que estas reuniões fazem com que ela e seus colegas de função tenham a dimensão do trabalho que vêm realizando. De acordo com ela, isto facilita a prática dos profissionais da Educação e norteia as ações aplicadas em sala de aula.

"Pela primeira vez, temos um contato mais próximo e esse diálogo direto com a Semed. Dentro da escola temos um universo múltiplo e ter esse apoio externo, com o auxílio das apoiadoras da Coef, é fundamental. Todo o conteúdo dessas reuniões eu levo para a equipe escolar, também incentivo as professoras a participarem das formações ofertadas pela Secretaria. Tudo isso é importante demais porque serve como um norte para melhorarmos, cada vez mais, as ações em sala de aula", relata Débora.