Aracaju registra 128 mm de chuva nas últimas 48h; Prefeitura mantém equipes em atenção

Agência Aracaju de Notícias
19/05/2023 18h45

Com as chuvas desta quinta e sexta-feira, 18 e 19, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), registrou um alto índice pluviométrico para a capital sergipana: 128 mm no acumulado das últimas 48h.
 
A predominância do tempo instável na cidade é consequência da chegada de uma frente fria, devido à zona de baixa pressão vinda do Oceano Atlântico. Desde a emissão do alerta dessa mudança climática, na quarta-feira, 17, a Prefeitura de Aracaju reforçou equipes em atenção e atendimento às ocorrências registradas em virtude do mau tempo.

No decorrer desta sexta-feira, a Defesa Civil de Aracaju atendeu a 12 ocorrências em toda a cidade, sendo 8 delas por alagamento, 3 para avaliação de risco estrutural e 1 para deslizamento de terra. Além disso, o Órgão também realizou o monitoramento de áreas de alagamento em 12 localidades distintas da capital.
 
De acordo com o secretário da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado, todo esse trabalho está sendo feito, principalmente, em áreas propícias a alagamento ou deslizamento de terra, em virtude da precipitação superior a 100 mm em poucas horas.

“Somente nas últimas 48h, foram registrados 128 mm de chuva na cidade, 107 mm apenas nas últimas 24h com combinação de maré alta. Mesmo com esse alto índice, a cidade tem respondido bem ao intenso volume de água, com registro de algumas ocorrências, mas nenhuma delas de alta gravidade, apenas uma interdição no bairro Cidade Nova, por questão estrutural do imóvel. Para o fim de semana, há previsão de permanência das chuvas, mas em volumes menores, com possibilidade de ser emitido um novo alerta na segunda-feira, em relação à previsão de chuvas semelhante a que tivemos nessas últimas 48h”, explicou.

As ocorrências registradas na capital foram identificadas nos bairros Jardim Centenário, Novo Paraíso, Olaria, Santa Maria, Soledade, Cidade Nova e América. Já os monitoramentos mantidos pela Defesa Civil foram nos bairros Salgado Filho, Jardins, 13 de Julho, Grageru, Centro, Porto Dantas e Jardim Centenário. Para as próximas 12h, a previsão é de que as chuvas permaneçam com intensidade moderada.

Atendimento da Assistência Social
Na manhã desta sexta-feira, 19, a Secretaria Municipal da Assistência Social foi acionada pela Defesa Civil de Aracaju para identificar a situação de risco e vulnerabilidade das famílias afetadas pelas chuvas nos bairros Jardim Centenário, Lamarão e Santa Maria. As situações foram acompanhadas pelas Coordenações das Proteções Sociais Básica (PSB) e Especial (PSE). Quatro famílias foram afetadas e não houve necessidade de acolhimento institucional. 

Duas famílias do bairro Jardim Centenário receberam benefícios eventuais. Ao todo, foram concedidos quatro colchões. As famílias foram encaminhadas para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do território para a concessão dos demais benefícios e programas socioassistenciais.

Já um idoso em situação de risco social no bairro Lamarão será encaminhado para a Secretaria Municipal da Saúde, tendo em vista que foi identificada demanda de saúde mental. O mesmo não aceitou o acolhimento institucional.

No bairro Santa Maria, uma família teve a residência afetada pelas chuvas, não necessitou acolhimento institucional e após emissão de laudo da Defesa Civil os encaminhamentos serão dados pelo Cras do território.

Cuidados
A orientação da Defesa Civil é de que a população, especialmente as pessoas que residem em áreas de risco, redobre a atenção aos sinais de anormalidade, como inclinação de árvores e postes nas áreas de encostas de morro, aos recalques diferenciados na estrutura das edificações, barulhos diferenciados no telhado e aparecimento de rachaduras.

"A população pode acionar a Defesa Civil, 24 horas, através do serviço emergencial 199. Uma equipe será deslocada para proceder a avaliação de risco e adotar as providências cabíveis", indica o coordenador do órgão, Robson Rabelo.

Serviço de alerta
Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

ClimAju
A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da cidade.