Prefeitura atua em toda a cidade para evitar transtornos e diminuir impactos das chuvas

Agência Aracaju de Notícias
22/05/2023 18h00

A Prefeitura de Aracaju, a partir da atuação integrada de secretarias e órgãos municipais, está trabalhando diuturnamente para reduzir os impactos causados pelas fortes chuvas que vêm caindo nas últimas 24 horas. As áreas de risco têm sido constantemente monitoradas pela Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que tem reforçado as ações preventivas e atendido os chamados da população.

Coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo destaca que após a emissão do último alerta, por volta das 17h de domingo (21), já foi registrado um acumulado 74 mm de chuva. Até a tarde desta segunda, o serviço emergencial do órgão atendeu 25 ocorrências, a maior parte relativa a pontos de alagamento.
 
A Secretaria da Assistência Social foi acionada na tarde desta segunda, pela Defesa Civil Municipal, para identificar a situação de risco e vulnerabilidade de uma família afetada pelas chuvas no bairro Porto Dantas. A residência foi interditada devido ao risco de desabamento e uma mulher que reside no local não aceitou o acolhimento institucional disponibilizado, e foi acolhida por vizinhos. 
 
“Nós temos atendido às demandas que chegam por meio do telefone 199, pelos Núcleos Comunitários e também pelas redes sociais. Com esses chamados, nós temos dado o devido direcionamento. No caso de alagamentos, a gente encaminha para a Emurb e Emsurb, para que se faça a desobstrução. E temos feito também a avaliação de risco estrutural”, explicou.
 
A previsão é de chuvas intensas nas próximas 24 horas, conforme o monitoramento das condições meteorológicas do serviço de previsão do tempo do sistema ClimAju e demais centros especializados.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que todos os órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju atuam de maneira integrada para minimizar os impactos que as chuvas possam provocar e permanecem de prontidão.
 
 O gestor orienta a população a acionar a Defesa Civil sempre que se sentir em situação de insegurança, provocada por sinais de risco de desabamentos, deslizamento de terra ou inundações. Deve também manter atenção aos riscos de queda de árvores e painéis de publicidade, diante da incidência de ventos forte. O número telefônico é o 199, disponível 24 horas por dia.
 
Limpeza e desobstrução
Durante todo o dia, equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) atuaram na desobstrução de rede de drenagem nos bairros Bugio, Suíssa, Coroa do Meio, Jardins, Dom Luciano e Lamarão.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também tem auxiliado no sentido de minimizar os impactos das chuvas, a partir da desobstrução de bocas de lobo, em apoio à Emurb. Nesta segunda, foram atendidas com este serviço ruas dos bairros São José, Centro e 13 de Julho, incluindo as proximidades da Praça da Imprensa. Nesta atividade, são recolhidos lixo e vegetação que impedem a vazão da água, provocando alagamentos.

Outra ação é a limpeza em área de descarte irregular de resíduos. A Emsurb montou um cronograma de atendimento levando em conta alguns pontos críticos da capital, dentre eles, as avenidas São Cristóvão, Alexandre Alcino, São Paulo, todos os corredores da zona Sul; ruas Acre e Paraíba, rotatória do conjunto Orlando Dantas, entre outras localidades. 

A Emsurb também está fazendo o monitoramento de canais desde as primeiras horas desta segunda-feira, 22, priorizando os que possuem histórico de alagamento, como é o caso da Airton Teles e Anízio Azevedo. As ações começaram por volta das 5h e são observados aspectos relacionados ao fluxo dos córregos, pontos de retenção, nível da água, além de possíveis obstruções em galerias. A empresa municipal tem feito a abertura de valas para combater o descarte irregular de resíduos na rua Paraíba, Siqueira Campos, o qual tem sido recorrente.

A Emsurb está promovendo mutirões de limpeza geral, que integra ações de varrição, capinação, roçagem mecanizada e recolhimento de resíduos. Recebem as intervenções os bairros Jabotiana (Av. Tancredo Neves), Olaria (Loteamento Planalto), Farolândia (Conjunto Augusto Franco), Centro, Jardins (Rua Antônio Conde Dias), Grageru (entorno do Mangue do Tramandaí) e Lamarão (Loteamento Ponta da Asa). 

Outra ação que contribui para evitar transtornos à população em períodos chuvosos é a limpeza de canais, a partir do recolhimento de resíduos descartados indevidamente nestes locais. Pelo método manual, nesta segunda-feira, o serviço contemplou os loteamentos Aningas e Aquários II. Pelo método de barragem móvel, o canal da rua Tenente Durval Chaves e do Tramandaí. A limpeza mecanizada ocorre no canal da Marechal Rondon, Praia Formosa, rua Rosa Azul e Residencial Celuta Porto.

Trânsito
A SMTT atua em pontos estratégicos de monitoramento nos dias de chuva, como por exemplo, a avenida Airton Teles, no bairro Santo Antônio e a região central da cidade, de modo a garantir a mobilidade.

Por conta das chuvas das últimas 24 horas, houve falta de energia em algumas regiões da cidade, como nos bairros Suíssa e São José. Diante disso, alguns semáforos ficaram inoperantes. Para evitar acidentes e melhor orientar o tráfego de veículos, agentes da SMTT também atuaram nesses locais.