Prefeito Edvaldo acompanha passagem de comando do Corpo de Bombeiros

Agência Aracaju de Notícias
22/05/2023 17h47

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, nesta segunda-feira, 22, a solenidade de troca do comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. O novo comandante da corporação, empossado pelo governador Fábio Mitidieri, é o coronel Fábio Cardoso, tendo como subcomandante a coronel Maristela Xavier. Com 23 anos de carreira na corporação, o novo comandante substituirá o também coronel Alexandre José Alves Silva, que esteve à frente do órgão nos últimos três anos.

"É sempre um momento muito importante essa hora da renovação, da troca de comando e, para mim, uma grande alegria poder comparecer, especialmente pela parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Corpo de Bombeiros, que faz um trabalho de excelência em todo estado, mas, sobretudo, em nossa capital, que é a maior cidade de Sergipe. O comandante Alexandre, exerceu sua função com muita competência e compromisso, foi um grande parceiro nestes anos em que esteve à frente do órgão. Seja através da Defesa Civil estadual, um braço do Corpo de Bombeiros, seja através de outras frentes, a Prefeitura sempre pôde contar com a corporação. Então, fiz questão de vir trazer o meu abraço pessoalmente ao comandante que se despede", destacou Edvaldo.

O prefeito também desejou "sucesso" ao novo comandante. "Tenho certeza de que o novo comandante, o coronel Fábio Cardoso, fará um grande trabalho e que sob o seu comando, o Corpo de Bombeiros continuará desempenhando este importante papel, protegendo a vida dos nossos cidadãos. Portanto, também vim desejar sucesso a ele em sua nova jornada, assim como também a subcomandante, coronel Maristela Xavier, primeira mulher a ser promovida ao posto de coronel na história da corporação", reiterou.

Ao dar posse ao novo comandante do Corpo de Bombeiros, o governador Fábio Mitidieri enalteceu a trajetória do profissional. O governador ressaltou também que o ato marca a transição entre o comando anterior e o atual. "É uma solenidade marcada pela emoção, pelo sentimento de missão cumprida de um comandante, que encerra o seu trabalho, e o sentimento de novas oportunidades aos que chegam para fazer um novo trabalho. Que esta oportunidade seja o combustível para fazer, cada vez mais, a instituição. Continuem cuidando bem dessa cooperação como vocês  sempre fizeram. Que a dedicação e o reconhecimento sirvam de combustíveis para que vocês sigam fazendo cada vez mais pelo Corpo de Bombeiros. Contem comigo", afirmou o governador.

O governador também expressou sua satisfação por ter a coronel Maristela Xavier como subcomandante da corporação. "Foi uma grande alegria, para mim, ter promovido Maristela como a primeira coronel e, agora, promovê-la a subcomandante, mostrando a valorização que temos dado às mulheres, ocupando espaços de poder dentro desse governo. Tenho certeza que novos tempos virão. Vocês têm a nossa confiança, mas, acima de tudo, tem a confiança da tropa e da sociedade sergipana", completou.

Recém-empossado, o novo comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, coronel Fábio Cardoso, destacou , em seu discurso, que "irá fortalecer o Planejamento Estratégico da instituição, fortalecendo as políticas públicas de igualdade de gênero e buscando as melhores condições para a tropa", garantiu o novo comandante que, antes de ser elevado ao cargo, exerceu a função de diretor de atividades técnicas da instituição.

O coronel Alexandre José Alves Silva, ao se despedir da função, disse que "o momento não representa, apenas, a finalização de um ciclo de comando, mas uma celebração ao trabalho que foi iniciado, ainda como soldado". "Nos três anos em que estive no comando, dei o meu máximo na prestação do serviço à sociedade. Não fizemos nada sozinho, o que fizemos foi conjuntamente, com todos que labutam nesta instituição. Agradeço a todos", assegurou.

Durante a solenidade, também ocorreu a entrega de nove motos aquáticas ao Corpo de Bombeiros. Com recursos oriundos de emenda parlamentar e do Estado, os veículos resultam de um investimento de R$ 1,3 milhão.