Semed capacita servidores para utilização de tecnologias da informação e comunicação

Educação
23/05/2023 15h25

Na manhã desta terça-feira, 23, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início à 4ª edição da formação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para servidores. O curso formativo está sendo realizado no laboratório de informática da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, e é organizado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe). A turma será encerrada na quinta, 25.

A formação aborda o uso adequado de ferramentas dos programas LibreOffice Write, Calc e Impress, a plataforma Google com foco no Docs, Works, planilhas e apresentações, além da prática nos projetores e a utilização dos amplificadores de voz. As ferramentas elencadas fazem parte do cotidiano de trabalho dos profissionais da pasta. A iniciativa integra as ações do Planejamento Estratégico da gestão que visa ofertar formações para os profissionais técnicos, professores e gestores da Educação de Aracaju.  

"O objetivo deste curso formativo é instrumentalizar técnicos e gestores escolares para a utilização adequada em relação a programas como o LibreOffice e o Google Docs, de acordo com as reais potencialidades das ferramentas. Deste modo, será possível garantir uma melhor execução dos trabalhos no âmbito da gestão das escolas e da própria secretaria", explica o diretor do Ceafe, Willams dos Santos. 

Esta também é uma oportunidade dos profissionais da Semed se atualizarem acerca de tais ferramentas. Na formação, são atendidas demandas e necessidades de vários níveis, tanto daqueles que têm dificuldade para utilizar o computador de modo geral, quanto para aqueles que consideram complexo o manuseio de ferramentas e programas. Como assessor técnico da DTI e ministrante do curso, Fabio Teles afirma que a próxima turma será iniciada na próxima terça, 30, mas devido à alta procura, a previsão é de que novas inscrições sejam abertas somente no segundo semestre.

"É um imenso prazer estar à frente desse projeto. Tem sido uma experiência bem enriquecedora, em que cuidamos de cada detalhe, desde a formulação da instituição às respostas de dúvidas mais específicas. Estamos colhendo dados para que, posteriormente, possamos melhorar o curso ou modificá-lo, ou até mesmo fazendo uma nova formação com a cara nova, uma estrutura diferente, tudo em busca de oferecer sempre o melhor para os colaboradores da Semed, sejam eles da parte administrativa ou do corpo de gestão escolar", comenta Fábio.

O curso formativo tem carga horária de 16 horas, com certificado e aulas quatro vezes por semana. Diretora da Emef José Airton de Andrade, localizada no bairro Jabotiana, Vilma Lima é uma das inscritas e conta que está sendo muito gratificante poder participar.

"A maioria de nós, servidores, já sabe fazer o 'feijão com arroz' básico na informática: ligar, desligar, navegar na internet, salvar arquivos etc, mas precisamos nos aprimorar. Na aula anterior, por exemplo, trabalhamos com as células de Excel. São coisas que parecem básicas, mas que precisamos utilizar bem no nosso dia a dia e que agora, com o curso, vemos que é simples. Foi um gol muito legal da Semed nos oferecer essa possibilidade. Acho que todos os gestores escolares e outros profissionais que ainda sentem muita dificuldade em explorar as várias possibilidades das ferramentas devem aproveitar esse curso para se aperfeiçoar", destaca Vilma.