Prefeitura mostra efetividade nas ações e no atendimento à população durante a chuva

Agência Aracaju de Notícias
23/05/2023 16h36

Diante das chuvas que vêm caindo nos últimos dias, a Prefeitura de Aracaju tem efetivado ações necessárias para minimizar os impactos e oferecer um melhor atendimento à população. Desde a emissão do último alerta, no domingo (21), até a tarde desta terça-feira, 23, já foi registrado um acumulado de 128 mm de chuva. Esse número aumenta quando se considera o volume já computado neste mês de maio, que é superior a 455 milímetros , sendo que a média histórica para este mês é de 275 milímetros.

As ações preventivas foram intensificadas a partir do dia 18, quando as chuvas começaram a cair em maior quantidade. As equipes que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju reforçaram o monitoramento por toda a cidade. Uma das ações de pronto-atendimento à população foi realizada nesta terça-feira, 23, com a retirada das famílias residentes da região do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, como medida de prevenção diante do risco de transbordamento do Rio Poxim. 

Até a tarde desta terça-feira foram retiradas 12 famílias, sendo que nove foram acolhidas numa pousada e três foram encaminhadas para a residência de familiares. Esse trabalho foi desenvolvida pelas equipes da Defesa Civil, Emsurb e Assistência Social.
 
O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, destacou a importância dos serviços realizados em parceria com outros órgãos. “Temos apoiado nos diversos segmentos, seja com mão de obra, um apoio de desobstrução de alguma situação pontual, limpeza dos bueiros, canais, retirada de móveis, ajuda com os familiares, como no Largo da Aparecida. São ações como essa de apoio, de estender a mão e garantir que as pessoas possam tirar os seus móveis e sair com dignidade também neste momento tão difícil”, disse.

Outras ações
Das 18h de domingo (21), até às 16h desta terça-feira, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atendeu a um total de 93 ocorrências, entre alagamentos, avaliação de risco estrutural, desabamentos, risco de deslizamento de terra, risco de queda de árvore, deslizamento de terra e queda de 
árvore. Foram realizadas seis interdições totais de imóveis e três interdições parciais. A previsão meteorológica é de alerta de chuvas intensas nas próximas 24 horas.

Ainda nesta terça-feira, 23, as equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realizaram serviços de desobstrução da rede de drenagem em diversos pontos da cidade, como na avenida Francisco Porto, no bairro Salgado Filho; na rua Cabo Walbert Dias Soares, no bairro São Conrado, avenida Rotary, na Atalaia; praça Luciano Barreto Júnior, no Jardins, e em diversas vias dos bairros Farolândia, São José, Grageru, Dom Luciano, Ponto Novo, 18 do Forte, José Conrado de Araújo, Centro e Siqueira Campos.

O trabalho é fruto de um mapeamento de pontos de alagamento feito pela própria Emurb, indicados por outros órgãos da gestão municipal, e também por solicitação da população. A comunidade aracajuana pode solicitar a desobstrução da rede de drenagem e outros serviços por meio do telefone (79) 3179-1619; pelo e-mail comunicacao.emurb@gmail.com; ou ainda comparecer à sede da Empresa, localizada na avenida Augusto Franco, 3340, Ponto Novo.

Equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) trabalharam intensamente para atenuar os impactos causados pelas chuvas em regiões mais sensíveis do município. Além de ter prestado apoio à Defesa Civil na retirada de famílias que residem na região do Largo da Aparecida, também está em alerta quanto aos resíduos presentes em vias e demais espaços públicos, decorrentes do descarte indevido e que acabam elevando a probabilidade de alagamentos.
 
“Além dessas mobilizações, a Emsurb deslocou agentes para dar suporte aos moradores e comerciantes da rua B4, no bairro Santa Maria, onde houve um deslizamento de terra. Estamos com maquinário no local, fazendo a raspagem da lama e um pronto recolhimento dos rejeitos”, detalha o diretor de Operações da Emsurb, Vinícius Almeida.

Ao longo do dia, a Emurb fez a varrição e capinação em trechos das avenidas Tancredo Neves e Augusto Franco, entre outros. Foram desenvolvidas também outras atividades, como a limpeza de canais em diversos pontos da cidade; o monitoramento de árvores e de animais soltos. Até o momento, foram resgatados dez cavalos que estavam vagando em regiões da cidade, sendo oito na antiga Zona de Expansão e dois nas proximidades da Orlinha do Bairro Industrial.

Durante o dia, os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reforçaram o monitoramento em pontos estratégicos onde costuma haver inundações, como as avenidas Euclides Figueiredo, Coelho e Campos e Airton Teles. Não houve a necessidade de fazer interdições em nenhuma rua.