Conselho Municipal do Turismo realiza assembleia e destaca bom momento do setor

Indústria, Comércio e Turismo
26/05/2023 17h15

Em sequência ao cumprimento das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da gestão, na manhã desta sexta-feira, 26, foi realizada a primeira reunião ordinária de 2023 do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), instância de governança presidida pelo secretário municipal do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga. O encontro foi realizado no Quality Hotel, no bairro Coroa do Meio, e contou com um quórum de 85% dos 24 membros que compõem o colegiado.

“Fico satisfeito com um quórum tão qualificado e representativo, isso demonstra a unidade de todos em torno do fortalecimento do turismo em Aracaju”, ressalta o presidente do órgão.

Após uma análise de conjuntura do turismo a níveis mundial e nacional, Jorge Fraga apresentou detalhado relatório das atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), para o fortalecimento do segmento econômico na capital.

O gestor iniciou expondo as ações e resultados da parceria realizada com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), a partir do Termo de Fomento firmado em 2022, no valor de R$1 milhão, para execução do projeto Viva Aracaju.

Em seguida, Jorge Fraga elencou a participação da Prefeitura de Aracaju nas principais feiras de turismo no país para divulgação de Aracaju, como a WTM Latin América, em São Paulo/SP; BNT Mercosul, em Itajaí/SC; 49ª ABAV Expo, em Olinda/PE; 11º BTM – Brazil Travel Market, em Fortaleza/CE; “A gente tá ON”, em Belo Horizonte/MG e o 34º Festuris, em Gramado/RS.

Outro destaque na apresentação do gestor foi o apoio e realização da gestão municipal a eventos geradores de fluxo turístico, além da realização de cursos e oficinas para capacitação de trabalhadores e a boa repercussão de Aracaju em importantes veículos nacionais especializados em turismo. A primeira parte do encontro foi finalizado com a apresentação de um plano de ações para o ano de 2023 e as ações já realizadas no primeiro quadrimestre do ano.

O presidente do Comtur continuou a exposição com informações sobre a Campanha de Promoção e Divulgação do Destino Aracaju, realizada pela Secretaria Municipal da Comunicação (Secom), com ações de divulgação nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco. A campanha foi realizada com recursos do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, fruto de uma emenda parlamentar. Dentre as peças publicitárias que compôs a campanha, Jorge Fraga citou um jingle para veiculação em multiplataformas, vídeo da campanha, divulgação em outdoor, outbus e folder com os principais atrativos da cidade.

“Foi uma campanha muito bem elaborada pela Secom municipal, que soube transformar a emenda do deputado federal Gustinho Ribeiro em belas peças publicitárias para fortalecer o turismo regional entre estados vizinhos e com os quais temos relações históricas e culturais consolidadas”, explica o secretário.

Discussões
Durante os debates, os membros do colegiado contribuíram com temas de interesse turístico, como acessibilidade, qualificação de mão de obra, sinalização turística e criação de eventos. Sobre as sugestões, Jorge Fraga enfatizou que todas as colaborações propostas pelos membros do colegiado serão discutidas no âmbito da Setur municipal com os técnicos da pasta.

A reunião teve sequência com a apresentação da renovação do convênio com a ABIH/SE para divulgação de Aracaju como destino turístico. Conforme Jorge Fraga, o novo Termo de Fomento foi formalizado no dia 12 de maio pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo presidente da entidade, Antônio Carlos Franco Sobrinho, assegurando o investimento municipal de R$1,5 milhão para propagar a capital sergipana em todo o território nacional.

“Quero agradecer à Prefeitura de Aracaju pelos investimentos e apoio que dá ao turismo, bem como ao secretário Jorge Fraga e equipe da secretaria no desenvolvimento das ações previstas no convênio”, enalteceu Antônio Carlos Franco Sobrinho.

No encerramento do encontro, o presidente da Abrasel/SE, Bruno Dórea convidou os membros do Comtur para participarem do Sabor Brasil, festival gastronômico global, que acontece entre os dias 25 e 28 de maio deste ano no estacionamento do Shopping Jardins, novamente com o apoio da Prefeitura de Aracaju.

Para Jorge Fraga, a reunião sedimenta a comunhão de ideias e união entre poder público e iniciativa privada em prol do turismo. “Uma ótima assembleia, marcada por boas informações e otimismo de todos. Estamos todos unidos e engajados para que o ano de 2023, assim como nos anos seguintes, o turismo em Aracaju e Sergipe fique cada vez mais fortalecido. Com certeza, na próxima reunião do Comtur teremos ótimas notícias para apresentar aos membros”, afirma Jorge Fraga.