Emsurb alinha reforço para organização do comércio e limpeza no entorno da Ceasa

Serviços Urbanos
30/05/2023 15h50

Na manhã desta terça-feira, 30, representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa) trataram de uma nova parceria que buscará intensificar os trabalhos de organização do comércio de itens juninos no espaço. Durante o encontro, esteve em pauta o apoio da Prefeitura de Aracaju à fiscalização para coibir a venda ilegal de milho e fogueiras na área externa, bem como em atividades de limpeza e destinação adequada dos resíduos produzidos durante este período.

Para assegurar o ordenamento dos espaços públicos na região, a empresa municipal intensificará suas ações de fiscalização com o objetivo de orientar os comerciantes para que não haja a ocupação indevida das vias públicas, o que, dentre outras situações, pode acarretar transtornos à mobilidade de pessoas e no aumento do descarte irregular.

Conforme explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, os vendedores terão a oportunidade de negociar seus produtos dentro da central de abastecimento.

“O intuito principal foi tratar a respeito do encaminhamento dos resíduos, que tendem a aumentar no período junino, como também a fiscalização no entorno do Ceasa, quanto ao comércio de milho e fogueiras por ambulantes. Será montada uma operação, onde esses vendedores serão, primeiramente, notificados e, no próprio documento, constará que eles podem procurar, como alternativa, a continuidade de sua atividade comercial dentro da própria Ceasa. Isso acontece para que se evite criar aquela situação irregular nas calçadas, como também um volume de resíduos urbanos provenientes da sujeira causada pelo comércio de milho”, detalha Bruno Moraes.  

Segundo o presidente do Ceasa Aracaju, Wilson Nunes, o apoio prestado pelo Município, ao longo dos últimos anos, tem gerado benefícios aos comerciantes e consumidores que frequentam o espaço.

“Essa parceria da Associação dos Comerciantes da Ceasa Aracaju com a Emsurb, graças a Deus, nesses dois anos e três meses que estou como presidente, vem fluindo bastante e a empresa municipal já é nossa parceira em alguns serviços. Nós temos, agora no mês junho, um número maior de comerciantes, em razão da feira do milho que é organizada no espaço, onde contaremos com o apoio da Prefeitura de Aracaju no recolhimento das palhas, além da fiscalização daqueles que, infelizmente, ainda insistem em comercializar seus itens do lado de fora”, comenta.

Ao lado dos presidentes da Emsurb e do Ceasa, também estiveram presentes na reunião o diretor de Operações, Vinicius Almeida, e de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo.