Prefeitura promove passeio especial para assistidos da Apae na Marinete do Forró

Indústria, Comércio e Turismo
30/05/2023 15h00

A capital sergipana já vive o período junino e na manhã desta terça-feira, 30, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria do Turismo, promoveu um passeio diferente da Marinete do Forró. Habituado a tours com turistas de outros estados para conhecer os atrativos da cidade, o veículo recebeu um animado grupo de assistidos da Apae Aracaju para um passeio diferente, uma inesquecível descoberta de alguns dos principais atrativos turísticos da cidade.

Acompanhados por dedicados colaboradores, a turma embarcou na Marinete com olhares de curiosidade e de admiração. Ao som do Trio Piaui e com o casal de dançarinos juninos no acolhimento, os assistidos da Apae perceberam que teriam uma manhã de muitas emoções.

Hugo Barbosa, pessoa com deficiência, teve ajuda de Juan Miguel, colaborador da Apae, para ter acesso ao veículo. Para Juan, o importante é que todos possam contar com a solidariedade humana para vencer obstáculos. “É muito gratificante poder ajudar o nosso semelhante, tenho muito orgulho em poder ajudar a cada um deles, eles serem vencedores e participar dessa alegria que estamos vendo neles”, enalteceu.

E assim a Marinete do Forró partiu da sede da Apae Aracaju, no bairro Industrial, em direção à Orla da Atalaia, com uma turminha que cantava, dançava e observava com atenção cada momento do passeio. Do interior do veículo, os olhos de Mário e Marcos apreciavam paisagens, que os faziam voar pelas ruas e avenidas da capital.

Em cada parada no trânsito, buzinaços e acenos de motoristas enchiam de alegria a animada turma, que não parava de cantar e dançar. Um verdadeiro arraiá itinerante.

Na Orla da Atalaia, a paisagem estimulava olhares contemplativos do grupo. Um rápido passeio no mais belo cartão-postal da cidade e logo foi formado um cortejo junino puxado pelo Trio Piauí e pelo cadeirante Hugo Barbosa, que com o braço estendido fazia agitadas alegorias, como se dançando um xaxado bem pisado.

E do cortejo, o desejo de aproveitar os bons momentos do passeio evoluiu para uma improvisada quadrilha junina, em que todos puderam viver a magia do alavantu e do anarriê.

O casal gaúcho Vera Maria Hoffmann e João Luiz Hoffmann veio conhecer os festejos juninos de Aracaju e ao observar toda aquela movimentação elogiou a iniciativa da Prefeitura de Aracaju de estimular ações culturais e inclusivas com a Marinete do Forró.

“É maravilhoso, a gente tem que ter esse olhar para todos, não só para os turistas, mas para todos, acho um projeto social muito importante e sou muito grata por estar aqui para acompanhar este momento bonito, que nos enche de encantamento, no início dos festejos juninos da cidade”, disse Vera. “Estamos muito contentes de presenciar a inclusão de todas essas pessoas para a diversão e para o conhecimento da cidade, achei muito bonito”, concordou João Hoffmann.

Visita ao Oceanário
O horário avançava e os passageiros que imaginaram que o passeio se encaminhava para o fim foram surpreendidos por mais uma ação da Secretaria Municipal do Turismo (Setur). Em contato com a produtora cultural do Projeto Tamar, Mércia Barreto, foi possibilitado o acesso de todos ao Oceanário de Aracaju para uma outra viagem; desta vez, pelo mundo marítimo. Olhares curiosos sobre as várias espécies marinhas e muitas fotos para eternizar os inesquecíveis momentos.

No encerramento do passeio, sorrisos revelavam um dia de descobertas, alegrias, confraternização e comunhão. Um dia para ser lembrado.

No próximo dia 7 de junho, a Apae Aracaju realizará mais uma edição do “Forró dos ApaeXonados”, tradicional festa junina dos “apaeanos”. “Este ano, além da venda de comidas típicas, trio pé de serra e apresentação de quadrilhas, a festa terá a presença de um casal de dançarinos juninos disponibilizado pela Secretaria de Turismo de Aracaju”, ressalta a assessora de comunicação da entidade, Irlen Sousa.

“Ficamos muito felizes em poder atender a Apae e levar até os seus assistidos momentos de alegria e felicidade. A Marinete do Forró não é apenas um excelente equipamento turístico, provou que também é um instrumento de inclusão”, pontua o secretário Jorge Fraga.

Apae Aracaju
A APAE Aracaju é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 54 anos na causa da pessoa com deficiência e tem como pilares a educação, assistência e saúde.

Através de convênio firmado com o Ministério da Saúde e por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (Semed), a instituição funciona como Centro Especializado em Reabilitação II e atende cerca de 300 crianças, adultos e idosos com serviços especializados (fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, psiquiatria, neuropediatra e ortopedia).

Além disso, possui parceira com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) para oferta de cursos gratuitos para assistidos e comunidade, como também com a Secretaria Municipal do Turismo (Setur) para ações inclusivas por meio da Marinete do Forró.