Semed oferta curso de xadrez para professores de Educação Física da rede

Educação
01/06/2023 12h20

Raciocínio lógico, coordenação motora e concentração são alguns dos diversos benefícios dos jogos de tabuleiro. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está realizando o Curso de Iniciação ao Xadrez, uma capacitação destinada a professores de Educação Física da rede. A formação está ocorre nesta quinta, 1º, e sexta-feira, 2, no auditório Antônio Vieira da Silva Neto.

Esta é o primeira de outras três modalidades diferenciadas que serão trabalhadas com os docentes ao longo do ano: Rugby, Skate e Lutas. Neste primeiro dia, estão sendo abordados os aspectos teóricos do esporte. Já na sexta, os professores terão aulas práticas do jogo. Coordenador de Educação Física e Esporte Escolar da Semed, o professor José Robson dos Santos explica que o curso faz parte de um planejamento anual da Semed dedicado aos profissionais da área.

"Um curso como este é de fundamental importância para a capacitação dos nossos professores em função de terem cada vez mais conhecimento na área e fazer uso dele. Essa modalidade pode ser jogada sem que seja preciso um espaço amplo para a prática, como a própria sala de aula. São possibilidades que criamos para os nossos docentes para que cada vez mais possam atuar mais e melhor", pontua Robson.

Professor de Educação Física da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, localizada no bairro Novo Paraíso, Leandro Andrade afirma que passar este conhecimento para os alunos será de grande importância para o desenvolvimento deles. "Esse jogo é bem relevante para a formação dos nossos alunos para que a escola possa se aprofundar no trabalho de raciocínio, tomada de decisão e também no incentivo à socialização entre eles", explana.

Da Emef Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, a professora Ana Paula Santana evidencia que a formação oferece um diferencial para as aulas da rede. "O curso está sendo muito positivo porque existem algumas novidades que a gente pode ir implementando nas nossas aulas. O conteúdo é passado de forma pedagógica e mostra como a gente pode ir aplicando com os estudantes", declara.