Reforma de passeios da Rua da Frente avança com nova etapa de pavimentação em concreto

Obras e Urbanização
01/06/2023 15h00

A Prefeitura de Aracaju segue trabalhando de forma intensificada na reforma e reforço estrutural dos passeios das avenidas Otoniel Dórea, Ivo do Prado e Rio Branco, situadas no Centro da cidade, às margens do Rio Sergipe. O serviço, executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), já muda a paisagem urbana das vias e promove a perspectiva de mais comodidade e segurança para quem trafega pela área.

Parte fundamental da obra, a implantação dos blocos de concreto pré-moldado, que formavam a sustentação da ponte, já foi concluída. Agora, a gestão municipal atua na pavimentação em concreto da própria calçada e também na construção dos meios-fios. O guarda-corpos está praticamente finalizado, restando apenas alguns acabamentos.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, aponta as transformações que a obra promoverá no equipamento e sua importância para a população.

“Havia uma necessidade grande de intervenção nestes passeios. A parte estrutural estava comprometida e oferecia certo risco para a população, então nós agimos e viabilizamos a reforma e o reforço. Nós identificamos, ainda, que ela estava defasada em relação à demanda de pedestres e ciclistas, por isso estamos ampliando seu tamanho em 65 cm. Todas essas melhorias vão trazer mais conforto para quem transita ali, deixando as calçadas adequadas e completamente revitalizadas para que, sobretudo, haja mais segurança”, comenta.

A obra é realizada em um trecho de aproximadamente 800 metros, entre o Largo da Gente Sergipana e o Espaço Zé Peixe, que compreende os bairros São José e Centro. Para viabilizá-la, a Prefeitura de Aracaju investe R$ 5,4 milhões, com recursos do Tesouro Municipal.

No serviço de reparação física, estão previstas a conclusão da pavimentação dos passeios em área de 2,1 mil m², construção de ciclovia, formação de novos guarda-corpos, pintura, acessibilidade e iluminação em LED, além do alargamento dos passeios.

Além disso, será constituído um aspecto contemplativo, com a instalação de bancos em concreto e plantio de gramado, que vão permitir a convivência e apreciação às margens do Rio Sergipe.