Com previsão de chuva moderada para as próximas 24 horas, Defesa Civil emite alerta

Defesa Civil
06/06/2023 16h00

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu, na tarde desta terça-feira, 6, um alerta de chuva moderada para as próximas 24 horas, na capital. O aviso foi encaminhado através do Serviço de Alerta por SMS 40199 aos mais de 54 mil números telefônicos cadastrados.

O acumulado de chuva desta terça-feira, de acordo os pluviômetros que integram o sistema ClimAju, somam 25 milímetros, com maior concentração no bairro Atalaia, até as 16h. Desde o início do mês, o volume chega a 85 mm.

"A instabilidade meteorológica é monitorada constantemente, de maneira que possamos adotar medidas preventivas e manter as equipes de prontidão para atendimentos às demandas que possam surgir", destaca o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

A população deve ficar atenta aos sinais de anormalidades que possam representar riscos, como é o caso da inclinação de árvores e postes nas áreas de encostas de morro, recalques diferenciados na estrutura das edificações, barulhos diferenciados no telhado e aparecimento de rachaduras.

Caso sejam observados sinais de risco o cidadão deve acionar a Defesa Civil imediatamente  através do número 199, disponível 24 horas. "Intensificamos o monitoramento nas áreas de risco e atuamos em pontos estratégicos, para ampliar a possibilidade de execução de ações preventivas e proporcionar uma rápida resposta à população", frisou Silvio Prado.

Serviço de alerta
Para realizar o cadastro e receber as mensagens de alerta basta enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

ClimAju
A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da cidade.