Aracaju recebe gestores da Assistência Social de Sergipe em Assembleia do Coegemas

Assistência Social e Cidadania
13/06/2023 17h22

Nesta terça-feira, 13, com apoio da Prefeitura de Aracaju, o Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social de Sergipe (Coegemas) realizou a 2ª Assembleia de Gestores Municipais da Assistência Social de Sergipe, no auditório da Fanese, região central da capital sergipana.

O evento promoveu palestra e debate com o diretor-executivo do Fundo Nacional da Assistência Social (FNAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), José Arimateia de Oliveira, sobre a execução dos recursos do cofinanciamento federal e aplicabilidade do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad - Suas).

A Assembleia contou com a presença de secretários e assessores financeiros da assistência social de diversos municípios de Sergipe, e durante a abertura do evento, houve apresentação do Instituto Canarinhos de Sergipe.

Para a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, foi de extrema importância a realização da 2ª Assembleia do Coegemas no ano de 2023, pois a troca de conhecimentos e experiências entre gestores proporciona melhorias no desenvolvimento das políticas socioassistenciais.

"Estamos sediando a 2ª Assembleia do Coegemas, um momento da união de conhecimentos. Receber o diretor-executivo do FNAS, em um momento de tantas modificações dentro da assistência social por conta das mudanças no Governo Federal, é importante para o crescimento das políticas socioassistencias. O evento se torna um norteador, tanto para quem já executa com excelência ou não as políticas da assistência social, porque todas as ações são norteadas pelo Governo Federal, que traz novas diretrizes para que possamos atingir mais pessoas com os programas socioassistenciais", destacou a gestora.

O presidente do Coegemas/SE, Valdiosmar Vieira, explicou que a Assembleia marca a retomada para o crescimento das políticas socioassistenciais depois de um período com poucos investimentos.

"Estivemos reunidos com gestores e gestoras municipais de assistência social para trabalharmos, sobretudo o tema do financiamento que foi desconstruído nos últimos anos, algo que impacta diretamente as gestões municipais e por consequência a oferta de serviços, programas e projetos para a população mais vulnerável dos municípios. Por isso debatemos durante a Assembleia sobre o processo de retomada, reconstrução e também orientando os gestores a como utilizar os recursos, como fazer uma prestação de contas adequada", disse.

Procad
O diretor-executivo do FNAS, José Arimateia de Oliveira, afirmou que, após a Assembleia, os gestores terão um melhor entendimento das novas políticas socioassistenciais promovidas pela MDS, da execução do Procad - Suas e dos recursos financeiros repassados.

"É um momento de articulação com os gestores municipais do estado de Sergipe e se faz necessário esse momento de reaproximação do MDS, por meio da Secretaria Nacional da Assistência Social. Temos percorrido todo o Brasil para ajudar numa boa gestão de eficiência, que os secretários possam fazer o uso correto dos recursos e também que se possam atender as demandas da população usuária", ressalta o diretor-executivo do FNAS.

Segundo a coordenadora de Políticas de Transferência de Renda da Assistência Social, Yolanda Oliveira, Aracaju possui 251 mil pessoas cadastradas no Cadastro Único, e com projetos promovidos através de recursos do novo Procad, novos programas sociais poderão ser ampliados, aumentando o quantitativo de pessoas beneficiadas.

"Pudemos aprender diretamente com um gestor federal como usar os recursos de forma adequada, oriundos do Procad. Cada vez que participamos de um evento como esse, garantimos direitos para nossos usuários, de que maneira podemos melhorar na prestação dos serviços e conseguir ajuda para que aquelas pessoas que ainda não fazem parte de nenhum programa social superem a situação de vulnerabilidade social", avaliou Yolanda.

Nova mesa diretora
Ao final da Assembleia, foi realizada a eleição da nova mesa diretora do Coegemas/SE para o biênio 2023/2025, na qual foi eleito para o cargo de presidente Ricardo Marques, secretário da Assistência Social de Nossa Senhora de Lourdes, e para vice-presidente, Valdiosmar Vieira, secretário da Assistência Social de Lagarto. A secretária Simone Santana integrará a mesa diretora, ocupando a função de primeira-secretária do Colegiado.