Prefeitura realiza ações da Abordagem Social durante o Forró nos Bairros

Assistência Social e Cidadania
18/06/2023 08h28

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Assistência Social, ofertou o Serviço Especializado de Abordagem Social, do âmbito da Proteção Social Especial (PSE), para prevenir e combater violações dos direitos humanos durante os dois dias de programação do Forró nos Bairros. Os shows aconteceram nos bairros América, Bugio, 17 de Março e Farolândia (conjunto Augusto Franco), com o objetivo de fomentar os artistas locais e promover a descentralização dos festejos juninos, levando arte, cultura e tradição à diversos locais da capital.

As equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e auxiliares administrativos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) atuaram nos bairros com o objetivo de identificar possíveis violações de direitos, como trabalho infantil, crianças e adolescentes desacompanhados, negligência, violência contra a mulher, idosos e PcD, racismo, racismo religioso e casos de LGBTQIfobia.

Para o coordenador da Proteção Social Especial, Edilberto Filho, as ações foram realizadas de forma tranqüila e com um número menor de violações de direitos devido a característica da festa e a diminuição do anseio econômico que a festa comunitária traz. “É diferente de uma festa central, onde tem uma concentração muito grande de recursos financeiros que permite o surgimento de algumas violações. Realizamos nosso tripé de ações voltadas para a conscientização, educação e direitos humanos. Quando foi observado a violação, fizemos os prontos encaminhamentos no próprio território e acionamos os equipamentos da rede socioassistencial que estão em plantão de forma imediata e a posteriores equipamentos que funcionam de segunda a sexta, com isso, a Secretaria mostra esse olhar de respeito, de proteção ao município aracajuano. A Abordagem como sempre está presente nos espaços de forma pedagógica, que possa trazer uma concepção de direitos para o brincante", pontua.

Aprovação do Serviço

A proprietária de um estabelecimento comercial do conjunto Augusto Franco Maria do Socorro afirma que é de grande importância a realização de ações para cuidar de crianças e pessoas em situação de rua, "porque criança deve viver como criança, brincando, se divertindo e principalmente estudando. Eu aprendo dentro de casa a importância do trabalho da Abordagem, tenho uma filha que é assistente social e ela sempre me fala sobre ter um cuidado especial com crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade”, conclui.


Para a vendedora Claúdia Gama de Jesus lugar de criança é na escola, afinal trabalhar é papel de adulto e apoia toda ação que for para defender os direitos de crianças. "Por isso, concordo plenamente com essa campanha, não tenho mais filhos menor de idade, mas tenho netos e por isso eu apoio a campanha sempre, criança ficou pra estudar, não pra estar trabalhando, ainda mais assim à noite", completa.

Já para a atendente de um estabelecimento comercial no bairro América Juliana Annenberg, o trabalho realizado pela Abordagem é muito bom. “Tem muita criança que a idade não permite estar trabalhando e é bom estar fiscalizando e conscientizando a população”, observa.

Ocorrências

Durante os dois dias de programação do Forró dos Bairros, foram registradas apenas duas ocorrências. Foi realizada Abordagem a uma pessoa em situação, que recebeu toda orientação para os serviços ofertados e a segunda referente a situação de trabalho infantil. Todas as medidas foram tomadas perante aos equipamentos da Assistência Social.