Arte de Semear: projeto da Prefeitura de Aracaju é publicado em livro lançado pelo BID

Agência Aracaju de Notícias
03/07/2023 10h43

O projeto “Arte de Semear: Educação Ambiental no Parque da Sementeira”, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio das Secretarias Municipais do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (Semed), foi mais uma vez reconhecido ao ser publicado em livro lançado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Finalista do Prêmio Super Heróis do Desenvolvimento 2022, promovido pelo BID, “Arte de Semear” surgiu com o objetivo de despertar nas crianças alunas das redes de ensino municipal e particular da capital sergipana a responsabilidade socioambiental e o senso crítico, por meio de ações lúdicas promovendo a sustentabilidade local e a otimização do uso dos espaços públicos. Na publicação da instituição financeira, o relato está com o título “Consciência Ambiental: as sementes que se plantam nas escolas”. 

O livro foi publicado em três idiomas - português, espanhol e inglês -, para que diversas comunidades envolvidas possam ter acesso. O seu conteúdo traz o relato de todos os sete projetos inovadores finalistas do Prêmio Super Heróis do Desenvolvimento 2022, que reconhece a implementação de soluções criativas e inovadoras durante a execução de projetos de desenvolvimento financiados pela instituição financeira. 
 
Ao todo, foram 77 projetos elegíveis e apenas 7 finalistas selecionados, incluindo o projeto de Aracaju. Para o secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos, a inclusão do projeto de Aracaju nesta publicação internacional representa o reconhecimento de que a capital sergipana é uma cidade que tem na sua agenda, de maneira efetiva, a preocupação ambiental. “Uma cidade que trabalha, pensa e age para ser cada vez mais sustentável”, ressalta.

O secretário explica que, anualmente, o BID escolhe e premia iniciativas consideradas inovadoras nos países em que atua. “No projeto da Prefeitura de Aracaju é desenvolvido regularmente um conjunto de ações que envolvem esquete teatral, oficinas, entre outras ações lúdicas, nas quais as crianças percorrem diversos ambientes. Temos a estufa de produção de mudas, ações de arborização, meliponário. A criança percorre esse circuito aprendendo o contexto de um parque urbano na cidade, com as professoras da escola e com as equipes da educação ambiental dos diversos setores”, detalha o gestor.

Ainda segundo Alan Lemos, as ações do projeto “Arte de Semear”, atualmente, não se limitam apenas ao Parque da Sementeira, pois contemplam também as margens do rio Poxim e as comunidades afetadas pelas obras financiadas pelo BID, como os bairros 17 de Março e Lamarão. 

“Os alunos recebem conscientização sobre preservação ambiental, reciclagem, cuidado com os manguezais, processo de arborização da cidade, tudo isso colocado em um contexto lúdico. O projeto conta com um calendário regular de ações, as quais são desenvolvidas semanalmente pelo Núcleo de Educação Ambiental da Sema”, explica o secretário Alan Lemos.

Dos sete finalistas, o projeto da Prefeitura de Aracaju foi o único do Brasil a ser selecionado. Isso se deve, de acordo com o gestor, "em primeiro lugar, ao fato de ser um projeto com a participação de muitas secretarias, em um esforço articulado", pontua.
 
"Além disso, a validação social que esta ação tem. Os relatos de experiência de professores são de que os estudantes passaram a ter uma conduta muito mais responsável em relação ao meio ambiente. Isso foi tão significativo, que além das escolas municipais e particulares de Aracaju participarem, unidades de ensino de outros municípios de Sergipe passaram a visitar e conhecer esse projeto. Com certeza tudo isso encantou a equipe do BID, que viu o potencial desta ação”, destaca o gestor.

A coordenadora ambiental do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, que é financiado pelo BID e executado pela prefeitura da capital, Heloísa Souza, destaca que o objetivo principal do projeto é “plantar nas crianças a semente com relação à sensibilização para conservação da natureza, saindo dos muros da escola e mostrando de forma prática e lúdica alguns temas relacionados ao meio ambiente”. A partir deste projeto, salienta ela, as crianças aprendem sobre temas como fauna, flora, ecossistemas, resíduos sólidos, entre outros.

“A gente observa que está havendo uma melhora na sensibilização. Nós verificamos isso nos relatos dos diretores e coordenadores pedagógicos, que mostram um grande envolvimento das crianças. O BID separou os finalistas mediante a relevância dos projetos. Fomos finalistas pela complexidade do projeto, pelas estratégias desenvolvidas, pela continuidade da ação de educação ambiental e por termos ampliado os horizontes do programa”, afirma Heloísa.