UBSs atendem 67% do público de 0 a 12 anos com síndrome gripal em Aracaju

Saúde
21/06/2023 15h00

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju ampliou o atendimento para casos de síndromes gripais leves nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para crianças e adultos. Com 17 Unidades funcionando como referência desde o final de maio, o atendimento na urgência pediátrica do Hospital Fernando Franco foi regularizado com plantão sem restrição. Desse modo, de janeiro a junho, as UBSs receberam 66,9% dos usuários de 0 a 12 anos com sintomas gripais.

Nesse período, as Unidades Básicas de Saúde de Aracaju atenderam 7.865 crianças e adolescentes entre 0 e 12 anos com síndrome gripal. Já na urgência do Hospital Fernando Franco, o número de atendimentos foi de 3.876, no mesmo período. Ou seja, as UBSs receberam um fluxo de 102,92% maior que a urgência pediátrica, desafogando a rede de urgência, voltada para casos de média e alta complexidade.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, explica que a estratégia é adotada para liberar o fluxo na urgência pediátrica, priorizando os casos graves. “Ampliamos o atendimento de casos leves em adultos e crianças nas Unidades Básicas de Saúde e reforçamos a necessidade de vacinar todas as crianças, jovens, adultos e idosos, pois é a forma mais eficaz de evitar o agravamento de problemas respiratórios. O Centro de Síndrome Gripal, por exemplo, também passou a atender crianças a partir de 0 anos, de domingo a domingo", detalha a gestora.

"Estamos articulando com a Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelos leitos de UTI indispensáveis nos casos de agravamento, a capacitação de profissionais de Saúde da Família e construção do documento de referência e contrarreferência para ampliar ainda mais o atendimento aos casos de baixa e média complexidade", completou Waneska Barboza.

Atualmente, a urgência pediátrica do Hospital Fernando Franco conta com três pediatras por turno, três leitos de estabilização, 15 leitos de internamento e 12 leitos de observação.  As 17 Unidades Básicas de Saúde que prestam atendimento a crianças e adultos com síndromes gripais são: Augusto Franco (Farolândia), Geraldo Magela (São Conrado), Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), Manoel de Souza (Jabotiana), Edezio Vieira de Melo (Siqueira Campos), Cândida Alves (Santo Antônio), José Machado (Santos Dumont), Onésimo Pinto (Jardim Centenário), Dona Jovem (Industrial), Francisco Fonseca (18 do Forte) e José Calumby (Jardim Centenário), todas com funcionamento das 7h às 19h; as UBSs Osvaldo Leite (Santa Maria), Carlos Fernandes (Lamarão), Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), Anália Pina (Tamandaré) e João Bezerra (Mosqueiro), das 7h às 17h; e a UBS José Augusto Barreto (Japãozinho), das 7h às 16h.

Além das UBSs e hospitais, o Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal funciona das 7h às 19h, de domingo a domingo, e está localizado na rua Josué de Carvalho Cunha, 2191, no bairro Coroa do Meio. O Centro é referência em acolhimento a pacientes com sintomas gripais e funciona como serviço porta aberta atendendo pessoas de todas as idades. É indispensável apresentar um documento oficial com foto e a carteira do SUS em qualquer das unidades mencionadas. A unidade dispõe de salas de triagem e observação, farmácia, consulta médica e testagem para detecção da covid-19.