São João na Praça chega ao fim após dez dias de muito forró na General Valadão

Agência Aracaju de Notícias
22/06/2023 19h00

O som da zabumba, da sanfona e do triângulo ecoou na praça General Valadão na tarde desta quinta-feira, 22, atraindo a população que não conseguiu resistir ao som do forró pé de serra. A animação tomou conta do local no último dia da programação do São João na Praça. O projeto, realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Sistema Fecomércio/SE-Sesc-Senac, serviu como uma prévia do que irá acontecer a partir desta sexta-feira, 23, na praça Hilton Lopes, com a abertura oficial do Forró Caju 2023.  
 
Dezenas de trios de forró e artistas locais, além de quadrilhas juninas e cortejo junino se apresentaram na praça durante entre os dias 12 e 22 de junho. Para o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, o São João na Praça foi mais um espaço criado pela gestão municipal para que os artistas locais pudessem manifestar suas artes, representando a cultura de de Aracaju, de Sergipe e do Nordeste. 
 
“O São João na Praça foi a consolidação de um novo palco que abrimos na praça General Valadão. Isso significa que abrimos novas janelas de oportunidades para os artistas sergipanos. Tivemos também, além desse espaço, palcos em quatro bairros, com o São João nos Bairros, uma ideia que deu muito certo e tem agradado bastante a programação. É o Forró Caju rediscutindo seu modelo e se espalhando pela cidade”, avalia Luciano. 
 
Nesta quinta-feira, 22, subiu ao palco do São João na Praça o Trio Nordeste Independente, Jorge Ducci, Ararão do Nordeste, e também teve apresentação da Quadrilha Junina Unidos em Asa Branca. O aracajuano residente do bairro Augusto Franco, Thiago Aragão, conta que passava pelo centro da cidade quando, de repente, escutou um som familiar vindo da praça General Valadão. 
 
“Fui atraído pelo som da zabumba e vim conferir e estou encantando. O São João é o que melhor representa a cultura de todo o estado, e o centro da cidade é o lugar por onde todas as pessoas passam. Nada melhor do que um forrozinho para animar e sentir o que nos representa. O ambiente está tão seguro e familiar, que estou com meu filho aqui e ele está amando conhecer o trio pé de serra”, disse. 
 
A forrozeira Silvanira Nunes se deslocou do bairro Santos Dumont, onde mora, para curtir o último dia do São João na Praça. “Já vim outros dias e, por mim, poderia continuar. Esse forró pé de serra me lembra a época que meus pais curtiam São João. Muito bom poder reviver. Prefeito, continue assim”, aprovou a aracajuana. 
 
A enfermeira Silvia Melo conta que o mais a agradou no São João na Praça foi a participação de artistas locais que trouxeram o som tradicional do forró pé de serra. “Hoje em dia tem muito forró estilizado, mas, eu gosto é disso aqui, do forró autêntico. Está tudo lindo aqui. É bom saber que existem esses espaços onde toda a população pode participar, pessoas de todas as partes da cidade”, afirma. 
 
A servidora pública municipal Maria Evangelista também não perdeu a oportunidade de ir curtir o último dia de forró na praça General Valadão. “Está sensacional. Uma área boa, ventilada, na natureza, e todo mundo aqui se divertindo. É uma diversão para a população e para pessoas que gostam de forró, assim como eu. A programação está sensacional. O São João é a festa que eu mais gosto, e por isso eu não deixo de vir. Está tudo muito bem organizado, está belíssimo, essa paisagem, essa tranquilidade, essa paisagem natural. Sensacional”, pontuou Maria.