Forró Caju 2023 promove inclusão, conforto e comodidade no Camarote de Acessibilidade

Assistência Social e Cidadania
24/06/2023 02h10

O Camarote da Acessibilidade, espaço ofertado pela Prefeitura de Aracaju e gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, proporcionou na primeira noite de shows do Forró Caju 2023, que aconteceu na praça de eventos Hilton Lopes, nesta sexta-feira, 23, um ambiente totalmente seguro e com toda acessibilidade às pessoas com deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida.

O Camarote dispõe de profissionais técnicos da Assistência Social para dar suporte aos usuários e suas famílias. O espaço também conta com a presença de agentes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), para garantir segurança aos usuários. A novidade para a edição do Forró Caju 2023 é a disponibilidade de abafador de ruídos para pessoas autistas e/ou com sensibilidade auditiva, iniciativa adotada a partir do olhar técnico das coordenações da Proteção Social Básica e Especial em eventos anteriores.
 
A secretária da Assistência Social, Simone Santana, afirma que o Camarote da Acessibilidade é planejado e executado nos mínimos detalhes para proporcionar aos usuários uma noite de muita alegria e ressalta que assim será durante os sete dias de Forró Caju.

“O Camarote da Acessibilidade é um sucesso, tivemos uma adesão muito grande por parte das pessoas com deficiência e só elogios à estrutura que montamos e isso significa que estamos fazendo o trabalho correto. Damos todo o suporte com profissionais técnicos, pensando sempre na segurança, na comodidade e principalmente proporcionar alegria. Realizar um serviço de qualidade e a inclusão para a pessoa com deficiência no Forró Caju é o objetivo do Camarote da Acessibilidade”, concluiu Simone.

Para o conselheiro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Hugo Déda, ter a disposição da população um Camarote totalmente acessível, mostra o quanto a Prefeitura está trabalhando para a inclusão de PcD.

“É de extrema importância num evento como o Forró Caju, estar disponibilizando um camarote totalmente acessível, um espaço para acolher aquelas pessoas que têm uma necessidade especial. O trabalho realizado pela Prefeitura de Aracaju e pela Secretaria Municipal da Assistência Social é de uma gestão inclusiva e coberta pela lei. Um evento de grande proporção que celebra a cultura do Nordeste não podia ficar sem um espaço desse”, finalizou.

Usuários satisfeitos
O autônomo Faustino Barreto, 58, deficiente visual, afirma que fica ansioso pelo anúncio do Camarote da Acessibilidade, para poder aproveitar os shows do Forró Caju com tranquilidade e uma visão privilegiada.

“É um direito e dever do poder público disponibilizar um espaço para pessoas com deficiência e a Prefeitura de Aracaju cumpre da melhor maneira. O Camarote está muito organizado, espaço está muito bom, tiveram todo o cuidado de colocar algumas comidas e a Secretaria fez a parte dela da melhor maneira possível. Todo ano fico ansioso aguardando o anúncio que terá o Camarote e esse ano não foi diferente, todos que fazem esse espaço estão de parabéns”, afirmou Faustino.

Para a cadeirante Aline Nunes, 30, o trabalho realizado no Camarote melhora a cada edição. “Esse espaço é muito importante, porque conseguimos assistir aos shows de maneira tranquila e confortável, está muito bem localizado e todo ano minhas expectativas são superadas, porque a estrutura só faz melhorar, estão todos de parabéns pelo camarote”, disse.

A presidente da Associação dos Usuários da Saúde Mental de Sergipe (Ausmes) e deficiente intelectual, Ana Angélica dos Santos, 56, explica que o camarote é um lugar onde se sente acolhida e que através dos abafadores de ruídos disponíveis poderá aproveitar os shows por mais tempo.

“O Camarote da Acessibilidade é um lugar especial para as pessoas com deficiência, aqui nos sentimos acolhidos e podemos assistir aos shows sem problema algum. Devido à minha deficiência, tenho sensibilidade auditiva e ter a disposição abafador de ruídos é incrível, porque se não fosse esse abafador eu não aguentaria ficar por muito tempo aqui e agora posso aproveitar mais a festa”, pontua.

O Espaço
O Camarote da Acessibilidade é uma área adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O espaço tem capacidade para 80 pessoas por noite, sendo 40 PcD e 40 acompanhantes, e conta com cadeiras e banheiros adaptados.

Como acessar

Para acessar, basta o usuário se apresentar no Camarote durante o evento, portando documento que comprove a deficiência e o acesso será autorizado.

Para conferir a programação completa do Forró Caju 2023, basta clicar aqui.