Forró Caju 2023: Defesa Civil monitora segurança estrutural durante a festa

Defesa Civil
24/06/2023 20h03

Com o início da programação no Forró Caju 2023, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), iniciou uma nova etapa do trabalho voltado à segurança estrutural do evento. Diariamente, a equipe técnica acompanha o comportamento das estruturas montadas de palcos e camarotes, assim como, contribuem para monitoramento da lotação nos espaços da festa.

Com inspeções in loco e com a utilização de equipamentos, como drones e câmeras de viodeomonitoramento, instaladas em toda a arena de eventos, as equipes atuam de maneira integrada para realizar um monitoramento detalhado em toda a extensão da praça Hilton Lopes, na região dos mercados centrais.

As imagens aéreas, captadas pela Defesa Civil de Aracaju, são compartilhadas com as demais equipes de segurança e da organização do evento, para monitoramento e adoção de estratégias que visem o bem-estar do público.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca o compromisso do órgão com a segurança integral da festa. "Atuamos com um amplo aparato de segurança, que envolve também aspectos da segurança estrutural do evento. Esse trabalho, inclusive, teve início com o recolhimento de toda a documentação necessária, verificação da qualidade dos materiais e inspeção de todo o processo de montagem", informou.

O coordenador-geral da Defesa Civil Aracaju, Robson Rabelo, reforça que, além da verificação do projeto de montagem e desmontagem, apresentado pela empresa contratada, há o recolhimento de Anotações de Responsabilidade Técnica (ATRs). "Verificamos se os dispositivos instalados e a infraestrutura continuam em conformidade com o especificado pelos responsáveis", explica o coordenador.