Forró Caju 2023: mercados centrais são atrativos para turistas que participam do evento

Serviços Urbanos
26/06/2023 09h00

Enquanto a praça de eventos Hilton Lopes é preparada para mais uma noite de música e alegria contagiantes, turistas que já estão curtindo, ou que pretendem incluir o Forró Caju 2023 em seu roteiro de festas juninas, aproveitam as horas antes dos shows para conhecer um pouco da arte e história de Sergipe, presentes nos mercados municipais Antônio Franco e Thales Ferraz.

O casal Maria Vieira e Lúcio Cláudio Vieira chegaram de Brasília, especialmente para curtir o forró e o artesanato que pode ser encontrado em espaços como estes na capital. Após curtirem a noite de atrações musicais, eles aproveitaram para ir à busca de itens que vão levar de volta como recordação da experiência que vivenciaram por aqui. 

"Estamos encantados com a festa e esse monte de peças lindas. Aproveitamos esses dias de forró e estava tudo ótimo. Hoje pela manhã está tipo bem limpo, as pessoas aqui, os comerciantes, todos muito acolhedores. Ficamos realmente maravilhados, foi um dos passeios que mais adoramos até agora", comenta a esposa ao revelar que se programa para aproveitar a programação. 

O passeio nos mercados centrais também foi a opção escolhida por José Ramos Alves para conhecer um pouco mais a cidade e o Forró Caju. Ao lado de familiares, ele se diverte ao mencionar seu desejo de se mudar para a capital sergipana e ainda conta qual das atrações, que seguem até 29 de junho, está mais ansioso para ouvir e curtir. 

"Eu venho pra cá toda sexta-feira e essa semana cheguei no dia certo pro forró, onde tô aguardando muito pra ver a banda Unha Pintada. A limpeza e organização daqui sempre foram perfeitas, principalmente quando se compara com outros lugares. Hoje mesmo, depois da festa que teve ontem, você olha e vê tudo limpinho. Só sabe que teve show por causa do palco montado. A Prefeitura está realmente de parabéns", relata o aposentado que é natural de Belmonte, na Bahia. 

Pedro Bertucci está em Aracaju pela primeira vez e percorre a capital ao lado da esposa. O destino foi escolhido estrategicamente para que o casal pudesse conhecer o tradicional forró, ritmo que ele afirma não ser tão popular no Rio Grande do Sul, seu estado natal. Além da musicalidade, as visitas a outros pontos turísticos da cidade também têm atraído, positivamente, a atenção do aposentado. 

"Está tudo muito bem legal. Toda essa arte enche os olhos e realmente encanta muito, além do pessoal ser sempre atencioso, o que estamos adorando. A gente notou também uma cidade limpa, aconchegante. Este espaço mesmo está muito bem organizado e o forró, então, nem se fala. É uma cultura bem diferente e que nos deixa muito felizes em poder conhecer", compartilha Bertucci. 

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, destaca o funcionamento dos mercados para os visitantes que quiserem aderir ao passeio, durante os dias de Forró Caju. “No decorrer da semana, os espaços estarão funcionando das 6h às 16h45, sempre como uma excelente alternativa de compra para aqueles que quiserem levar um pedacinho da nossa capital e do nosso estado como lembrança. Para quem busca, ainda, conhecer um pouco das iguarias que são sucesso por aqui, há também o mercado municipal Maria Virgínia Leite Franco, que funciona nesse mesmo horário”, explica o gestor.

"Há 40 anos eu venho a Aracaju e é sempre uma experiência muito boa. Falando dos shows, estive com minha família ontem e foi muito bacana, saímos contentes com a organização, show de bola. Nos últimos tempos, percebo que a cidade vem mudando ainda mais, ficando mais estruturada, limpa. Passar pelos mercados é sempre uma experiência ótima, então é um passeio que vale sempre muito a pena", foram as palavras de Gilmar Sacramento, visitante de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.