Prefeitura oferta kits pedagógicos que facilitam o trabalho do professor em sala de aula

Educação
26/06/2023 08h29

Em 2023, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), entregou, pela primeira vez, kits com materiais pedagógicos aos professores e gestores escolares da rede. A ação faz parte de um conjunto de novas ações da gestão, que busca garantir a qualidade contínua do ensino na capital. Foram distribuídos 2.126 conjuntos, a partir de um investimento de R$ 698.539,82.

A oferta dos kits representa o reconhecimento e valorização da Prefeitura com estes, que têm um papel fundamental na formação educacional da população e se dedica diariamente a ensinar. Além desta iniciativa, a Semed tem realizado outras ações para auxílio ao trabalho dos docentes, a exemplo das formações continuadas, a distribuição de amplificadores de voz, as ações do programa Educaju, entre outros.

A composição de itens para cada professor conta com pasta, estojo, agenda personalizada, apagador e pincéis para quadro branco, caderno, lápis, borracha, canetas esferográficas, apontador, tesoura, cola e durex. A distribuição dos kits contempla os docentes de todas as modalidades: creches, educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
 O secretário da Educação, Ricardo Abreu, afirma que na Semed há uma preocupação em proporcionar aos servidores as melhores condições de trabalho possível, como a realização do programa Professores ON, em que os docentes receberam uma ajuda de custo no valor de R$ 5 mil para aquisição de equipamentos tecnológicos.

"Junto com os estudantes que receberam uniformes, livros, cadernos, entre outros materiais pedagógicos, os nossos professores estão recebendo um kit composto por materiais de uso em sala de aula. Isso tudo, como mais uma forma de demonstrar zelo, afeto e cuidado. De fazer com que o nosso professor sinta um pertencimento a nossa rede e que ele sinta que todas as políticas que são traduzidas em ações na nossa rede têm o nosso professor e o nosso estudante como centro. Então, nós fazemos votos que os colegas professores recebam esse material que foi adquirido e pensado com muito carinho, que eles possam fazer bom uso e que esse material também se some a uma série de outros esforços que a Prefeitura tem feito sempre em prol da melhor da oferta de Educação para as crianças, adolescentes, jovens e adultos", ressalta o secretário Ricardo.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista João Oliva Alves, os kits foram entregues aos professores pela direção escolar no início de maio e estes já estão utilizando os materiais para o ofício em sala de aula. Professora do 1º ano na unidade de ensino, Maria Angélica Almeida dos Santos conta que, em 15 anos de atuação em salas de aula da rede pública, esta foi a primeira vez que recebeu kits pedagógicos como este.

"Fiquei muito feliz em receber tudo isso. Todos os itens facilitam e tornam mais prático o nosso trabalho. A qualidade da mochila e do estojo, por exemplo, é muito boa. São laváveis e acho que terão durabilidade. Além disso, também tem a questão do reconhecimento e identificação com a figura do professor. Quando estou vindo para a escola, na rua, que veem esta mochila bonita com a marca da Educação, sinto que sou visualizada de forma diferente e sinto orgulho disso", expressa a docente.

A diretora escolar da Emef, Elainy dos Anjos, diz que os professores e equipe gestora foram bastante receptivos à entrega dos materiais. "Foi uma surpresa recebermos estes kits porque antes só os alunos recebiam. Sempre precisávamos comprar nossas mochilas, agendas, mas agora ganhamos todos esses itens. É importante que haja esse olhar mais cuidadoso, por parte da Prefeitura, ao trabalho realizado pelos educadores. Faz a gente se sentir mais incluído no projeto educacional da gestão e espero que essa iniciativa continue nos anos seguintes", ressalta.