Forró Caju 2023: catadores de recicláveis têm ponto fixo para venda do material coletado

Serviços Urbanos
26/06/2023 13h16

Para manter o ambiente agradável aos forrozeiros, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), promove a primeira edição do “Forró Caju Recicla”. A novidade é uma iniciativa sustentável, que facilita a logística dos catadores de Aracaju e busca dar o destino adequado aos materiais reutilizáveis, concentrados nas áreas interna e externa da praça Hilton Lopes, entre Mercados Centrais, ao oportunizar que os trabalhadores realizem a entrega imediata dos resíduos durante os dias de shows do Forró Caju 2023 e saiam com o seu retorno financeiro.

Em parceria com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Recicláveis de Aracaju (Care) e com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a Emsurb instalou um contêiner no estacionamento do terminal do Mercado, com finalidade de receber as embalagens de alumínio recolhidas pelos catadores de materiais reutilizáveis.

Segundo o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, ações como essa são fundamentais para incentivar a introdução da logística reversa em eventos de grande porte. “O Forró Caju Recicla é uma parceria entre a Emsurb, a Cooperativa Care e a Abihpec, que facilita todos os processos, sem que eles tenham a necessidade de levar o material para seus os bairros e só depois realizar a venda,” explicou.

O catador Márcio Conceição soube da novidade e já começou a levar seu produto para vender no Forró Caju Recicla. Quando ele enche a sacola, já vai ao local, pesa o material e recebe o dinheiro na hora, uma das vantagens dessa iniciativa realizada pela Prefeitura de Aracaju. “Esse ano foi diferente, nunca havia visto uma festa assim, de graça, com tanta gente consumindo e a gente podendo catar as latinhas de alumínio e já receber o dinheiro na hora. Antes, a gente tinha que juntar, deixar alguém tomando conta, para vender só depois da festa. Agora não, a gente recolhe, vem aqui no local e já sai com o dinheiro”, comemorou.

Essa é mais uma inovação do Forró Caju 2023, focado na sustentabilidade e no meio ambiente. O espaço fica muito mais limpo e o material recolhido é reutilizável, além de gerar renda para os catadores.

Denílson da Silva Oliveira logo soube da novidade pelos colegas e, desde o primeiro dia de realização do Forró Caju Recicla, foi levar o fruto do seu trabalho para já sair com o dinheiro na mão. “É maravilhoso e só traz vantagens para quem atua nesse serviço. A Emsurb está facilitando o nosso trabalho, todas as etapas estão ligadas e com essa ação tudo se encaixa perfeitamente, só tenho a agradecer”, celebrou.

O presidente da Care, Tárcio Ferreira dos Santos, destacou a importância do projeto que auxilia inúmeros catadores da capital. “A Care sempre se preocupou com os catadores que não estão ligados a nenhuma cooperativa. Encontramos uma forma prática de ajudar e de fácil encontro, criando um ponto de descarte de material próximo deles e ainda optamos por pagar pelo trabalho deles na hora, de uma forma justa, para que todos os lados usufrua”, destacou.

O gerente de Limpeza da Emsurb, Lauro Maia, explicou que o processo para os lixos recicláveis no pós-festa é uma forma de otimizar as vendas dos materiais. “Nesta edição do Forró Caju, priorizamos aprimorar as etapas, de modo que toda a área esteja prontamente limpa, independente dos turnos ou visitantes no local. Para isso, instalamos o contêiner. Essas ações sustentáveis também atingem os camarotes do evento, onde diretamente a Cooperativa Care atua na retirada dos resíduos no espaço”, finalizou.

Forró Caju de iniciativas sustentáveis


Com a elaboração do planejamento operacional para o evento junino, a Emsurb ainda fixou em locais planejados 120 contentores para o descarte do lixo comum e úmido, previamente acoplados em formato de ilha. Além disso, para reutilização dos resíduos, foram instalados dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) no cenário destaque do Forró Caju 2023.

Para a etapa final do processo, ainda foram estabelecidas linhas operacionais para o destino correto do lixo, com veículos compactadores e caixas estacionárias de 5m³, que servirão de acomodação do grande volume de sedimentos coletados. Como também, cinco caminhões-pipa, equipamento voltado para a lavagem do espaço e dos 160 banheiros químicos disponíveis para o uso dos forrozeiros com equipe fazendo a limpeza em todo o período de festa.

“Essas ações reiteram os trabalhos que já realizamos cotidianamente através dos incentivos da Prefeitura de Aracaju. Ou seja, toda a população tem acesso às iniciativas sustentáveis diárias, assim como, em eventos dessa magnitude, e que servem de exemplo para reafirmar o modo como lidamos com resíduos”, concluiu o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.