Prefeitura amplia Serviço de Acolhimento à Saúde da População Trans para mais quatro UBSs

Saúde
27/06/2023 15h37

No Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado nesta quarta-feira, 28, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), passa a ofertar o Serviço de Acolhimento à Saúde da População Trans (SAST AJU) em mais quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

A partir de agora, as UBSs Edézio Vieira de Melo (Siqueira), José Quintiliano (Santo Antônio), João Oliveira Sobral (Santos Dumont) e Lauro Dantas (Bugio) passarão a ser referência no acolhimento às pessoas trans dentro do município. As UBSs Dr. Roberto Paixão (17 de Março) e Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), que já operacionalizam o serviço, irão manter os atendimentos. 

A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, destaca que esta iniciativa faz parte do Planejamento Estratégico da gestão municipal, no que diz respeito à ampliação do acesso desse público aos serviços disponíveis na Atenção Primária. 
 
“Nos sentimos muito contemplados em inaugurar novas unidades do SAST AJU exatamente no Dia Internacional do Orgulho LGBT, isso enfatiza ainda mais a necessidade e o compromisso de darmos protagonismo a uma comunidade que vivencia uma série de estigmas que ainda hoje os distanciam dos nossos serviços", enfatiza a gestora. 

A referência técnica da política de saúde da população LGBTQIA+ da SMS, Tácia Martins, salienta que a expansão das unidades SAST AJU não está relacionada a uma questão de privilégios voltados à população trans. Para ela, essa iniciativa é o reconhecimento de que este público vivencia dificuldades que comumente a população cisgênera não perpassa para acesso à assistência à saúde. "Só entre o sair de casa e chegar até a unidade, essas pessoas já estão sujeitas a vários obstáculos, afinal, pelo décimo quarto ano consecutivo, o Brasil ainda é o país que mais mata pessoas travestis e transexuais no mundo", pontua.
 
Agendamento
Para ter acesso ao SAST AJU nas UBSs é necessário realizar o agendamento, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pelo telefone 0800 729 3534 e selecionar a opção 8, destinada ao Serviço de Acolhimento à Saúde Trans de Aracaju.
 
No momento da ligação, o paciente poderá informar em qual das seis unidades deseja receber o atendimento. Na data agendada, as pessoas devem dirigir-se até a recepção da UBS indicada com RG, CPF, comprovante de residência e informar que dispõe de consulta agendada. A partir daí, elas poderão receber os serviços disponíveis naquela unidade, como consulta clínica, realização de testagens e exames, atendimento odontológico, enfim, tudo aquilo que há disponível nas Unidades de Saúde da Família.