Forró Caju 2023: Prefeitura investe em inovação e tecnologia para garantir a segurança

Guarda Municipal
29/06/2023 01h56

A Prefeitura de Aracaju investe em inovação e tecnologia como ferramenta de auxílio para a segurança dos milhares de forrozeiros que diariamente lotam a arena do Forró Caju 2023 na Praça de Eventos Hilton Lopes. Essa edição do festejo junino conta com 65 câmeras de alta definição espalhadas por todas as áreas da arena, cobrindo praticamente todo o perímetro da festa, captando imagens em tempo real, inclusive nos portões de acesso, registrando o número e realizando a identificação facial de todas as pessoas que acessam o espaço.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Fernando Mendonça, detalha o funcionamento do sistema de monitoramento. “Distribuímos estrategicamente nossas câmeras, posicionando-as de forma antecipada ao início dos festejos, de forma que pudéssemos ter uma cobertura integral do espaço, sem ‘pontos cegos’. Dessa maneira, nossas equipes dos elevados e patrulhas são auxiliadas de forma mais eficiente para coibir possíveis atos ilícitos. Assim, maximizamos a atuação dos guardiões e realizamos uma segurança ainda mais efetiva. Prova disso, é o número baixo de ocorrências atendidas nos seis primeiros dias do evento”, afirma.
 
Graças a essa tecnologia, também é possível monitorar a lotação da arena e, em conjunto com as equipes da Defesa Civil, definir estratégias que assegurem o bom uso do espaço. “Graças ao sistema de contagem de público, sabemos exatamente como devemos nos comportar em relação à possível restrição de público e fechamento dos portões nas noites em que a lotação máxima for atingida, como ocorreu na terça-feira”, exemplifica. “Além disso, a divulgação da identificação facial inibe a presença de pessoas má intencionadas, já que estas poderão ser facilmente reconhecidas, caso pratiquem algum tipo de crime ou sejam foragidos da justiça, por exemplo”, ressalta Mendonça.

Diariamente, cinco guardiões devidamente capacitados são empregados no monitoramento, tanto na base móvel alocada no meio do evento, quanto na sala montada especificamente para esse fim, no comando geral da GMA no mercado Antônio Franco.