Forró Caju 2023: penúltima noite foi de muita entrega e participação do público

Agência Aracaju de Notícias
29/06/2023 03h31

O chão da Praça de Eventos Hilton Lopes tremeu nesta quarta-feira, 28, penúltima noite do Forró Caju 2023, festa realizada pela Prefeitura de Aracaju. Uma multidão tomou conta do espaço entre os mercados centrais para dançar, cantar e vibrar a cada apresentação dos artistas que subiram no palco Luiz Gonzaga. A noite foi tomada por uma energia vibrante e cheia de arrepios que só a música é capaz de causar. 

Marcada pela valorização cultural dos artistas da terra, a festa trouxe uma programação recheada de cantores e bandas locais, a exemplo do Forró Balança Eu, grupo formado por músicos sergipanos e que carrega uma bela trajetória desde que surgiu, em 2005, na Comunidade Quilombola Maloca, em Aracaju. O vocalista Alberto Marcelino conta que a banda carrega uma missão importante, que é a de preservar e disseminar o forró pé de serra local. 

“Essa é mais uma oportunidade para nós, de poder mostrarmos a força que o forró sergipano tem. A responsabilidade de subir no palco Luiz Gonzaga é grande, tem que ter competência para estar aqui. A nossa preocupação é justamente essa, subir lá e agarrar essa oportunidade, mostrar que nós merecemos. O nosso show é cheio de referências de músicas inclusive de colegas nossos, outros artistas da terra”, destacou Alberto. 

O grupo é formado por músicos instrumentistas de zabumba, sanfona, além dos eletrônicos, guitarra, contrabaixo, entre outros, e também conta com a participação do mascote Luan Sobozinho, de apenas quatro anos. Afilhado de Alberto, o menino prodígio subiu no palco e arrasou no triângulo. “Hoje eu toco triângulo e em breve vou tocar sanfona”, garantiu o pequeno artista.

Uma das principais atrações da noite, o cantor Zé Vaqueiro, retorna ao Forró Caju 2023 com grande expectativa para sentir, pelo segundo ano consecutivo, a energia do povo aracajuano. O artista vem fazendo um sucesso enorme em todo o país e trouxe grandes hits, a exemplo de “Coladin”, uma das músicas mais estouradas do ano. 

“Ano passado a gente fez um show incrível aqui no Forró Caju e esse ano estamos trazendo um novo show. Graças a Deus, a gente tem agradado muito e hoje espero novamente fazer um grande show e agradar o pessoal, porque todos eles merecem”, disse Zé Vaqueiro, antes de subir ao palco Luiz Gonzaga. 

O cantor destaca ainda que Aracaju tem um público diferenciado. “Desde a primeira vez que a gente veio aqui a Aracaju, o pessoal nos recebeu muito bem. Aracaju tem o meu carinho e eu quero muito trazer um evento meu para cá, para que a gente possa realmente retribuir todo esse carinho que eles tiveram por mim”, prometeu. 

Dando seguimento à penúltima noite de Forró Caju, por volta das 23h a praça foi tomada pelo ritmo paraense da cantora Joelma. Considerada a maior performer do Brasil, Joelma entregou muita presença de palco, com seu jeito único de dançar e cantar, sem perder o fôlego. Antes de entrar em cena, a cantora elogiou a realização do evento e reconheceu a sua potência, enquanto espaço de valorização da cultura. Durante o show, a cantora chamou a filha, Yasmin Mendes, para fazer uma participação. 

“Essa é uma das festas mais lindas que nós temos aqui nesse Nordeste. Para mim é a melhor do ano. Acho que todos os artistas falam isso, porque não tem igual. É a música, a comida, o povo, a dança, o colorido e a energia da galera. Então, assim, eu estou muito, muito feliz de estar aqui hoje, nesse evento tão grandioso para qualquer artista. Só gratidão por Aracaju”, destacou Joelma. 

Tradição no Forró Caju, a banda sergipana Xote Baião não poderia ficar de fora desta edição. Integrando a programação do sexto dia de festa, o grupo entregou um forró autêntico, com muito arrasta-pé. O vocalista Vinicius Nejaim destaca que a história da banda cruza com a do Forró Caju e, para ele, é sempre uma honra subir ao palco do evento, sobretudo nesta madrugada de São Pedro. 

“São 22 anos de banda e a gente anda, durante todo o transcorrer da nossa caminhada, junto com o Forró Caju. Tenho o privilégio de poder tocar na noite de São Pedro, que é uma das noite mais importantes dos nossos festejos juninos. O trabalho da Xote Baião é sempre muito enraizado nas origens do forró tradicional, no resgate da cultura nordestina e da cultura sergipana. Então, poder fazer parte da noite de São Pedro é uma satisfação muito grande”, afirma o cantor. 

A noite foi encerrada com um dos grandes sucessos do forró eletrônico brasileiro, Xand Avião. O cantor, que é muito querido pelo povo aracajuano, confessa que já se sente em casa. “Sergipe é o Estado onde eu mais faço show e tem um São João super organizado, sempre com grandes atrações. Eu me sinto sergipano. Vamos divulgar mais esse São João para a gente trazer o povo todo pra cá, porque aqui é a capital de São João do Brasil”, reforça Xand. 

Para quem ainda não teve a oportunidade de sentir a energia que está o Forró Caju 2023, nesta quinta-feira, 29, dia de São Pedro, terá mais forró de qualidade na Praça de Eventos Hilton Lopes. Se programem, porque a última noite de evento promete. Confira abaixo as atrações do encerramento:

Palco Luiz Gonzaga

29 de junho - quinta-feira
20h - Erivaldo de Carira
21h30 - Fogo na Saia
23h - Luan Estilizado
00h30 - Adelmario Coelho
2h - Mari Fernandez