Forró Caju 2023: Camarote da Acessibilidade recebeu mais de 500 pessoas durante o evento

Assistência Social e Cidadania
30/06/2023 02h01

Garantir um espaço que promova inclusão e oferte acessibilidade, conforto, segurança e comodidade para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, é esse o objetivo do Camarote da Acessibilidade, espaço exclusivo estruturado pela Prefeitura de Aracaju, que é gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD).
 
Durante as sete noites do Forro Caju 2023, o Camarote recebeu mais de 500 pessoas, sendo que em cinco noites a capacidade máxima simultânea foi atingida. O espaço exclusivo é adaptado às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
De forma inédita, o Camarote da Acessibilidade ofertou durante o Forró Caju 2023, abafadores de ruídos para pessoas com autismo e/ou com sensibilidade auditiva. Uma ideia inovadora, que amplia o acesso e a inclusão das pessoas com deficiência no evento, ao todo dez abafadores foram disponibilizados por noite, o objetivo é que esse número seja ampliado nos eventos posteriores.
 
Para a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, o Camarote da Acessibilidade faz parte de um conjunto de ações para promover a inclusão em todos os espaços e eventos da capital. A gestora ressalta que o sucesso da estrutura se traduz na lotação máxima e na alegria dos usuários.

“O camarote não é apenas um espaço para PcD, é um conjunto de ações que define a inclusão, são  instrumentos para cadeirantes, autistas, deficiente visuais. Este ano, após identificarmos uma necessidade em eventos anteriores, disponibilizamos abafadores para autistas e pessoas que possuem sensibilidade ao som muito alto e alegria estampada no rosto de cada um é o que nos motiva a continuar trabalhando pela inclusão. Nós que fazemos a gestão da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Prefeitura de Aracaju, estamos muito felizes com a ótima aceitação, tivemos capacidade máxima em praticamente todos os dias, todos estão de parabéns pelo sucesso do Camarote da Acessibilidade”, conclui, Simone.

A presidente do CMDPcD, Natália Vasconcellos, afirma que a parceria entre o Conselho e Prefeitura gera cada vez mais benefícios para a população PcD de Aracaju. “Tivemos uma adesão muito grande dos usuários, praticamente lotação máxima nos sete dias do Forró Caju. Nós sabemos que foi um sucesso, por causa dos sorrisos estampados no rosto de cada um, a alegria que eles puderam sentir por estar em um espaço exclusivo. Eles dançaram, se divertiram e aproveitaram os shows. O camarote já acontece em vários eventos da capital em que Prefeitura está envolvida na realização e o sucesso desse ano no Forró Caju consolida algo que já virou marca registrada da administração municipal. Só temos que agradecer ao público que aqui esteve e aprovaram nosso trabalho”, disse.

O vereador Sargento Byron esteve no local, verificando de perto toda a estrutura ofertada para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ele destaca que pôde comprovar que o Camarote da Acessibilidade está cada vez melhor, melhor planejado e aproveitou para parabenizar a Prefeitura de Aracaju pela área exclusiva.
 
“Estive com o pessoal do CMDPcD, que me pediu que estivesse aqui pra ver de perto e atestar o que eles me falaram, que está cada vez mais pensado e planejado. Vejo que todo mundo está muito bem acomodado e que as afirmações que me foram trazidas são todas verdadeiras, foi pensado até no abafador de ruídos para as pessoas com autismo estarem aqui. Quero parabenizar a Prefeitura de Aracaju, a Secretaria da Assistência Social, que está fazendo cumprir a lei, que é fazer com que as pessoas com deficiência tenham a oportunidade de curtir o Forró Caju, que é uma festa do povo”, diz.
 
Usuários aprovam a estrutura
Segundo a estudante de enfermagem Pérola Rebeca Cardoso, 21, que possui baixa visão, a primeira experiência no Camarote da Acessibilidade foi incrível. Ela diz que ficou na expectativa se conseguiria assistir aos shows de Alceu Valença e João Gomes.

“Foi a primeira vez que vim ao camarote e amei tudo, dos sete dias do Forró Caju, eu vi em seis e consegui assistir aos shows de Alceu Valença e João Gomes, que pra mim foram os melhores. O camarote é um espaço muito acessível, próximo ao palco, coberto, organizado, e sem falar que minha mãe acessou o camarote como acompanhante. Depois da experiência positiva que tive no primeiro dia, falei para outros amigos que são PcDs e alguns também vieram curtir o Forró Caju no Camarote da Acessibilidade. Obrigado a todos profissionais pelo acolhimento nesses dias”, afirmou.

Já o comerciante José Ferreira Santos, 63, deficiente físico, que estava acompanhado de sua esposa Débora Souza, agradece a Prefeitura por colocar a disposição um espaço tão organizado.

“Queria agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira pela sensibilidade de colocar um espaço dedicado exclusivamente para pessoas com deficiência. É a primeira vez que vim para o Camarote da Acessibilidade e me surpreendi com um espaço muito organizado, limpo e principalmente acolhedor. Foram dias maravilhosos, os profissionais que estavam trabalhando possuem uma sensibilidade ímpar, nos acolheram muito bem. Eu e minha mulher tivemos muito espaço e conseguimos dançar um forró juntinho”, finalizou, José Ferreira.

Para a esposa de José Ferreira, Débora Souza, o espaço é totalmente acessível, tanto para chegar, quanto para conseguir se locomover dentro do camarote, para os PcD e acompanhantes. “Estão todos de parabéns, o camarote abraça a todos que estão aqui. Eu achei incrível vocês disponibilizarem abafadores, porque algumas pessoas tem sensibilidade ao barulho. Um espaço totalmente inclusivo e se tiverem outras edições do camarote, nós estaremos lá”.