Equipe da Secretaria da Fazenda participa de reunião sobre o PNAFM em Porto Alegre

Fazenda
30/06/2023 17h11

A equipe da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) de Aracaju participou, entre quinta (29) e esta sexta-feira, 30, em Porto Alegre/RS, da 18º Reunião da Rede PNAFM (Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros), promovida pela Unidade Coordenadora de Projeto (UCP), do Ministério da Fazenda. O objetivo do encontro é que as Unidades Executoras Municipais (UEM), como são denominados os municípios contemplados com o financiamento de projetos, apresentem o andamento dos seus trabalhos e recebam orientações acerca das diretrizes do programa. 

Atualmente, 53 municípios fazem parte da terceira fase do PNAFM, entre eles, Aracaju, que foi representada na reunião pelo coordenador-geral do programa na capital, Márcio Porto, e o coordenador administrativo e financeiro, Cleber Vieira. “Dispomos de nove projetos em andamento, um investimento de cerca de R$ 20 milhões oriundos do empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) junto ao Governo Federal e instrumentalizado  através de contrato com a Caixa Econômica Federal. Nesta oportunidade, estamos apresentado uma evolução do nosso projeto, conhecendo práticas de outras unidades, trocando experiências e recebendo recomendações e orientações essenciais para que a execução das nossas ações continue ocorrendo de maneira plena”, pontuou Márcio Porto. 

Durante a reunião, Aracaju apresentou o andamento do projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-Aracaju), que vem sendo executado pela Secretaria da Fazenda a partir do financiamento do PNAFM. “Trouxemos a nossa experiência na incorporação de uma infraestrutura de dados à gestação municipal. A formação do cadastro multifinalitário, os desafios no processo de modernização e capacitação das equipes, bem como os resultados que já temos alcançado até aqui. Já temos acesso a uma base de dados renovada, fruto deste projeto, e em breve lançaremos um geoportal, batizado de MapAju, que condensará essas informações e estará acessível para consulta pública”, informou a coordenadora de Geoinformações do Cadastro Imobiliário (Cogeci), Manuela Nascimento, que realizou a apresentação no evento.