Saúde de Aracaju alerta para importância da vacina BCG contra a tuberculose

Saúde
04/07/2023 15h30

Para ampliar a proteção de crianças recém-nascidas contra a contra a Mycobacterium tuberculosis, uma bactéria que provoca tuberculose, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Muncipal da Saúde (SMS), disponibiliza a vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérindose) em oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, além da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira. 

O imunizante, que faz parte do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, é ofertado de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas UBSs Augusto Franco, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Manoel de Souza, Amélia Leite, Carlos Fernandes, Anália Pina e José Calumby. Já na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, a vacina está disponível todos os dias, das 7h às 17h. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina BCG previne contra as formas graves da doença e é administrada a partir do nascimento até os 4 anos de idade em dose única, e diante disso, a pediatra do Programa Materno Infantil da SMS, Soraya Moura, alerta para a importância da vacina.

“É preciso uma conscientização de todos sobre a necessidade da criança em fortalecer as defesas necessárias para combater infecções, através das vacinas que fazem parte da rotina, seja das maternidades ou unidades básicas de saúde. Isso diminui riscos e garante ainda mais proteção à saúde das crianças”, explica.

Prevenção
A vacina BCG protege contra formas graves da tuberculose, uma doença contagiosa que afeta os pulmões, mas também os ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). 

O Ministério da Saúde, com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), salienta que, no Brasil, embora a incidência de tuberculose pulmonar venha aumentando, quase não são mais registradas formas graves, e nos países onde a tuberculose é frequente e a vacina integra o programa de vacinação infantil, previne-se mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa.