Prefeitura realizará Projeto Zoonoses na Comunidade nos dias 7 e 11 deste mês

Saúde
06/07/2023 15h51

Nesta quinta-feira, dia 6 de julho, é o Dia Mundial das Zoonoses, uma data alusiva ao trabalho dos profissionais que atuam no controle de doenças transmitidas dos animais para os seres humanos. Na capital, esse trabalho é realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), órgão que realizará, nesta sexta-feira e na próxima terça-feira, dias 7 e 11, uma série de ações de conscientização e reforço da importância desse serviço.

“O objetivo desta ação é reduzir a transmissão de zoonoses e de acidentes com animais peçonhentos no município de Aracaju. Para isso, serão realizadas ações de orientação da população com ações educativas sobre como prevenir doenças e acidentes nas Unidades de Saúde (UBSs) dos bairros com maior número de notificações, além do monitoramento ampliado nessas localidades para adotar novas medidas de prevenção”, explica a coordenadora do CCZ, Marina Sena.

Nesta sexta-feira, dia 7, a programação será realizada em frente à UBS Eunice Barbosa, no bairro Coqueiral; e na terça, dia 11, em frente à UBS Roberto Paixão, no bairro 17 de Março.

"Buscamos dar visibilidade aos agravos negligenciados por parte da sociedade, mostrando sua importância para a saúde pública através de palestras acerca dos agravos, ofertas de teste rápido para Leishmaniose – canina; Vacina antirrábica – canina e felina; Exame para Esquistossomose – parasitológico; Palestras sobre os Agravos; Exposição de Vetores e Animais Peçonhentos e Distribuição de brindes para usuários. As ações terão início a partir das 9h”, enfatiza a coordenadora.
 
Dados do CCZ
Em 2022, o Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju realizou 422 visitas para orientação sobre animais sinantrópicos (que se adaptam a viver junto aos humanos), a exemplo de escorpiões, pombos, baratas, ratos e cupins. Neste ano, já foram realizadas 202 visitas.

“Outra atividade importante no trabalho de visita aos imóveis é a orientação para prevenção da Leishmaniose Visceral (LVC). Este ano, entre janeiro e junho, já foram realizadas 4.437 visitas com este objetivo”, pontua Marina.

Praça Limpa
De modo a ampliar o trabalho de controle desses animais, além das visitas domiciliares, as atividades de campo do CCZ contemplam o Projeto Praça Limpa. A iniciativa é responsável pelo controle químico nessas áreas públicas, a partir da dedetização e desratização, trabalho que, em 2022, atingiu 300 praças da cidade, e neste ano, até o momento, 126.