Saúde de Aracaju reforça importância de cuidados com a saúde da pele no inverno

Saúde
14/07/2023 15h20

Nesse período do inverno, que segue até 23 de setembro, o clima frio e seco pode desidratar a pele devido à queda na umidade do ar. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça os cuidados para garantir a saúde da população.

Segundo a médica dermatologista do Centro de Especialidades Médicas (Cemar - Siqueira Campos), Aline de Almeida, as principais implicações à pele nessa estação são ressecamento, sensibilidade e lesões.

“A dermatite ceborrêica, popularmente conhecida como a caspa, é bastante comum nesta estação pela oleosidade da pele. Por isso, a pele precisa ser hidratada diariamente. Também é muito importante beber bastante líquido para complementar a hidratação. O uso do protetor solar, mesmo nos dias nublados, também é importante, pois a prevenção não é só contra os raios ultravioletas, mas contra a luz visível, como as das telas de celulares e de computadores”, explica.

Orientações
Ainda de acordo com a dermatologista, os banhos quentes não são recomendados porque a água em temperatura elevada pode ressecar e irritar ainda mais a pele.

“Não esfoliar a pele, usando buchas e esponjas. Tomar banhos rápidos e com água em temperatura ambiente ou morna, pois o banho quente deixa a pele mais vulnerável à inflamação, podendo causar ressecamento e coceira. No inverno, surgem também micoses, pois usamos mais sapatos fechados e meias, então é bom lembrar-se de enxugar todas as regiões após os banhos”, orienta Aline.

Fluxo de atendimento
A SMS oferta atendimento para dermatologista por meio da Rede de Atenção Especializada (Reae), no Cemar do Siqueira Campos. O paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para ser atendido pelo médico clínico, que vendo a necessidade encaminhará a pessoa para o especialista.

O usuário Carlos Augusto da Costa foi atendido e elogiou o serviço. “Fui muito bem recebido. No inverno, meu cuidado com a pele é redobrado, basicamente eu uso bem mais a camisa com proteção UV e também um protetor específico para o rosto e outro para o corpo”, relata.