Prefeitura realiza passeio na Marinete do Forró com idosos do Cras Benjamin Alves

Assistência Social e Cidadania
18/07/2023 17h40

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Benjamin Alves, unidade gerenciada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, localizada no bairro Coroa do Meio, promoveu na tarde desta terça-feira, 18, um passeio na Marinete do Forró para 26 idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
 
A Marinete do Forró, um ônibus adaptado, modelo jardineira, que promove passeios turísticos em uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Viação Progresso, percorreu os principais pontos da Orla da Atalaia e da região central da capital sergipana proporcionando uma tarde repleta de alegria, com apresentação de trio pé de serra e muito forró.
 
A coordenadora do Cras Benjamin Alves, Iulná Maria de Almeida, explica que os usuários ficaram bastante animados desde que receberam a notícia de que haveria o passeio na Marinete do Forró, afinal, se tem uma coisa que eles gostam é de forró.
 
“A partir do momento que informamos que haveria o passeio, eles criaram uma expectativa muito grande, ficaram ansiosos e muito animados. É um momento muito importante pra eles, que proporciona diversão, lazer, além da oportunidade de visitar os pontos de Aracaju envolvendo essa cultura do nosso Nordeste. Por eles, dançariam forró o ano todo, com isso a gente sempre faz um momento recreativo, com forró, até para que eles possam descontrair e melhorar a rotina deles no dia a dia com os familiares”, destaca.
 
A aposentada Daise Lúcia Delgado, 65, é do Rio de Janeiro, mas já mora em Aracaju há alguns anos. Ela relata que não saia com frequência de casa e quando conheceu o Cras começou a sair e fazer outras atividades, tendo assim uma vida mais ativa e alegre.
 
“Essa é a primeira vez que eu participo da Marinete do Forró junto com todos os colegas. A gente sempre curte todas as atividades que são feitas pelo Cras, até mesmo as que são desenvolvidas dentro do próprio Cras, mas quando fala de passeio todos ficam assanhados porque a maior parte das atividades é interna. Esse passeio foi maravilhoso e por isso todo mundo ficou eufórico, eu inclusive. Esses passeios e brincadeiras que nos proporcionam são muito legais, se todo mundo que pudesse, participasse do Cras, seria uma beleza, porque esse serviço é muito bom, é maravilhoso”, conta.
 
“Esse passeio foi maravilhoso, acho muito bom quando o Cras pode proporcionar esse momento pra gente, de atividade externa. Eu já tinha feito o passeio da Marinete uma vez, mas faz uns dez anos, e amei, inclusive falei no Cras pra gente fazer esse passeio e ainda bem que isso aconteceu. A Marinete do Forró é maravilhosa, acho que ninguém deveria perder a oportunidade de participar dessa ação, inclusive os moradores daqui”, afirma a aposentada Rosy Mary Feitosa, 62, que já participa das atividades do Cras Benjamin Alves há mais de dois anos.

Para a aposentada Maria Zélia da Silva, 66, usuária do Cras há mais de 20 anos, onde tem forró, ela já vai se animando, juntado as amigas para dançar e na Marinete do Forró isso se torna ainda melhor. “Quando tem forró, a gente tira logo o pé do chão, quando toca a sanfona a gente começa logo a se mexer e qualquer diversão que tenha no Cras, principalmente os passeios, a gente ama. A gente já foi pra vários lugares, e a gente se sente realizada, com a alegria de ter saído, passeado, conhecido lugares que a gente não tinha conhecido, a gente ama muito e é o que a gente gosta”, conclui.

A turista da cidade de Alto Horizonte/GO, Matildes Regina da Silva Reis, encontrou com o grupo de idosos se divertindo na Marinete do Forró durante visita à Orla da Atalaia e resolveu se juntar e aproveitar o pé de serra.
 
"Estava com meu marido passeando e nos deparamos com essa turma. É excelente ver pessoas de idade com tanta energia e disposição que deixam muito jovem pra trás. Vamos levar a disposição desse pessoal para Alto do Horizonte e mostrar como vocês festejam o São João aqui em Aracaju", disse.