Equipe Social da Perimetral Oeste debate mudanças do CadÚnico com a comunidade do Lamarão

Agência Aracaju de Notícias
18/07/2023 21h10

Na tarde desta terça-feira, 18, mais uma ação de acompanhamento das famílias que estão em moradia provisória foi realizada pelo Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste . O encontro mensal, chamado de "Recibo, Café e Bolo", aconteceu no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Dr. Carlos Fernandes de Melo. Desta vez, beneficiários do reassentamento do projeto e moradores do entorno da obra puderam aprender mais sobre as recentes mudanças no Cadastro Único (CadÚnico) e sua importância para o acesso aos benefícios sociais. Durante a tarde, também foi possível fazer a assinatura do recibo mensal do bônus-moradia.

O aprendizado sobre o Cadastro Único se revelou muito importante para os moradores, que puderam ouvir não apenas sobre como fazer para atualizar os dados, mas também sobre quais são os benefícios que podem acessar.

A palestrante Yolanda de Oliveira Santos, coordenadora do CadÚnico e Programa Bolsa Família na Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju (Semfas), ressaltou a importância de difundir esse conhecimento. “À medida que a gente vai trazendo essas informações para as famílias sobre os seus direitos, elas também passam para seus vizinhos e família, e eles vão sendo garantidos”.

Yolanda também ressalta que a parceria entre o Cadastro Único e a Perimetral Oeste existe desde o início das obras, com o intuito de registrar e atualizar os dados das famílias na base do CadÚnico, para que possam ser reassentadas e ter acesso às unidades habitacionais do novo conjunto residencial do Lamarão, que está sendo construído pela Prefeitura de Aracaju.

Os moradores aprovaram a iniciativa. Antônio Carlos, morador do Lamarão, conta que mesmo não sendo beneficiário do Bolsa Família, acha necessário ficar sabendo mais sobre o CadÚnico. Além dele, Ingryd da Silva Santos, também do Lamarão, que participou pela primeira vez do 'Recibo, Café e Bolo', teve a oportunidade de sanar dúvidas. “Achei superimportante, pois eu tinha um problema sobre meu Cadastro Único e já foi encaminhado para ser solucionado. Também acho essencial que tenhamos mais discussões como essa, pois aprendemos sempre mais”, pontuou ela.

A técnica social do escritório de atendimento à comunidade da Perimetral Oeste, Aline Gonçalo, explica que o Recibo, Café e Bolo é um momento importante também para a integração e convívio comunitário. "Além de fazermos o acompanhamento das famílias que estão em moradia provisória, trazendo também temas de interesse para o centro do debate, estimulamos a aproximação e o convívio entre os futuros vizinhos, que irão coabitar no mesmo conjunto residencial ao final do projeto", afirma.