Cursos e oficinas online da Fundat já capacitaram cerca de 20 mil aracajuanos

Formação para o Trabalho
01/08/2023 11h00

Estudar de forma online se tornou uma necessidade para crianças, jovens e adultos que desejavam seguir firmes no seu propósito de aprendizagem durante as restrições impostas para o controle da pandemia da covid-19. E foi pensando em garantir o acesso ao conhecimento que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), passou a oferecer, em 2021, cursos e oficinas profissionalizantes realizadas de maneira remota para os cidadãos.

Desde então, quase três anos depois, já são mais de 330 turmas de cursos e oficinas realizadas e mais de 19.300 pessoas capacitadas nessa modalidade de qualificação, que garante mais comodidade e baixo custo aos participantes, que podem acessar o conteúdo das aulas através dos seus computadores ou celulares no conforto da sua casa ou de onde estiverem.

Trabalhando com educação à distância há cerca de quatro anos, o professor Jandson Santos destaca os desafios da profissão e as vantagens proporcionadas pela modalidade de ensino. “Mesmo antes da pandemia eu já me dedicava a esse tipo de ensino, mas com a necessidade precisamos aprimorar e melhorar o que já vinha sendo feito. O desafio do EAD está relacionado ao comprometimento dos alunos, pois quando todos se dedicam tudo flui mais rápido e fácil. Alguns alunos não têm computador, mas utilizam celular e acompanham as aulas com todo o empenho, pois têm o desejo de aprender”, explica.

O professor destaca ainda as facilidades proporcionadas, em especial aos estudantes em situação de vulnerabilidade social ou desempregados. “Sabemos que nessas situações fica difícil comprometer os valores de passagem e às vezes de alimentação para participar dos cursos e oficinas,  mas de forma online essa barreira é quebrada, pois os alunos podem assistir as aulas de suas próprias casas. Outro ponto importante é a questão da “desinibição”, pois muitos alunos que não falariam na modalidade presencial, começam a desenvolver a fala no EAD, pois estão num ambiente confortável para eles e sem a presença física que às vezes intimida”, afirma Jandson.

Aprovado
Celeste da Cruz Ribeiro, que já participou de vários cursos na modalidade, é uma das quase vinte mil pessoas aracajuanas capacitadas pela Fundat na modalidade EAD. “Atualmente estou desempregada e poder participar sem ter os custos com deslocamento é maravilhoso. Poder fazer o curso online é muito bom, pois é mais prático e otimiza o nosso tempo. Já fiz cursos outras vezes e estou concluindo mais um e com fé em Deus em breve estarei de volta ao mercado de trabalho ainda mais preparada”, garante.

Realidade vivida também por Tauan Santana de Oliveira, que já participou de diversos cursos da Fundat online e hoje se prepara para iniciar atuar como Jovem Aprendiz. “Eu estou passando pelo processo de exames admissionais e os cursos fizeram toda a diferença nesse processo, pois quando iniciei não estava num caminho muito promissor, profissionalmente falando. Escolhi a modalidade online porque é prático e eficiente para uma rotina mais corrida como a minha. Todos os cursos e oficinas que fiz foram incríveis e agregaram muito pra mim como profissional”, revela.

A jovem Eloá Monteiro Nogueira está em busca de recolocação no mercado de trabalho e conta que escolheu o curso online pela facilidade de acesso e por poder conciliar com outras atividades. “Fiz o curso de Auxiliar Administrativo e ele foi muito agregador, pois possibilitou o meu desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal. Além de recomendar a outras pessoas que procurem os cursos da Fundat, eu continuarei buscando evoluir cada vez mais junto a essa instituição que tanto tem me ajudado, inclusive com direcionamento para o empreendedorismo e conhecimento pessoal”, conta.

Experiência compartilhada também por Marcos Messias dos Santos, que em 2022 fez o curso de Porteiro Online, que está novamente disponível para os aracajuanos neste mês de agosto. “Foi a minha porta de entrada nesse mundo da qualificação. Esse ano, estou fazendo online o curso de Auxiliar Administrativo e espero que ao concluí-lo eu consiga uma oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendi. A principal vantagem de estudar online é poder fazer isso em nossa casa, ou de onde estivermos, pois mesmo quando eu começar a trabalhar vou dar um jeito de continuar participando dos cursos e buscando conhecimento”, afirma.