Obra avança e nova sede da Emei João Moreira Lima começa a tomar forma

Obras e Urbanização
02/08/2023 15h30

A Prefeitura realiza a construção da nova sede da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Monsenhor João Moreira Lima, localizada no bairro Lamarão.  A escola passa por um processo de reforma e ampliação, e ocupará uma área de 5.600 m². Ao todo, serão ofertadas 402 vagas para crianças da comunidade, nos modelos de tempo integral para as turmas de creche e meio-período para os alunos da pré-escola.

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do projeto, já concluiu a etapa de fundação, com impermeabilização feita com pintura de base asfáltica, que serve para que a água ou outros fluidos não atravessem esse material e danifiquem a estrutura.

No momento, no bloco A, são feitas as instalações de cintas nos vãos de portas e janelas e a implantação de caixas de energias e conduítes, referentes às instalações elétricas, e instalação de redes de água e esgoto. Além disso, faz o chapisco, pilares e vigas. No bloco B, o trabalho consiste na execução das sapatas e arranque de pilares.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a importância da parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed).

“Estamos adotando um conceito muito moderno para as novas escolas que temos construído, reformado e ampliado. São obras que vão impactar de forma muito positiva na vida das crianças e adolescentes e que vai potencializar o trabalho das equipes pedagógicas. Esse trabalho intersetorial com a Educação, que engloba ainda outras secretarias, vai constituir um legado muito importante para as futuras gerações da cidade”, comenta.

A Emei está estruturada da seguinte forma: duas salas de creche I, para crianças de 0 a 1 ano; três salas de creche II, para crianças de 1 a 2 anos; três salas de creche III, para crianças de 3 a 4 anos; e seis salas de pré-escola, para crianças de 4 a 5 anos. Para proporcionar mais conforto para mamães e bebês, sobretudo para assegurar o aleitamento materno, a escola contará com lactário, sala de amamentação e fraldário.

Haverá, ainda, espaço multiuso, rouparia, lavanderia, sala de professores, cozinha, refeitório, jardim, solário, horta e um parque infantil equipado com gangorra, balanços, escorregadeira, escada de cilindros, amarelinha e gira-gira. Para realizar a obra, a Prefeitura investe R$ 7.618.866,04, em recursos próprios do Tesouro Municipal.